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Motor
CRF 230F
Tornado
Cilindrada
223 cc
249 cc
Tipo
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Radiador de óleo
Não
Sim
Torque Máximo
1,92 kgf.m a 6500 rpm
2,42 kgf.m a 6000 rpm
Potência Máxima
19,3 cv a 8000 rpm
23,3 cv a 7500 rpm
Transmissão (câmbio)
6 velocidades
6 velocidades
Sistema de Partida
Elétrica
Elétrica

Chassi
CRF 230F
Tornado
Tipo
Berço semi-duplo
Berço semi-duplo
Suspensão Dianteira / curso
Garfo telescópico / curso 240 mm
Garfo telescópico / curso 245 mm
Suspensão Traseira / curso
Pro-Link / curso 230 mm
Pro-Link / curso 242 mm
Freio Dianteiro / Diâmetro
A disco hidráulico / 240 mm
A disco hidráulico / 240 mm
Freio Traseiro / Diâmetro
A tambor / 110 mm
A tambor/130 mm
Rodas
Aros de alumínio
Aros de alumínio
Pneu Dianteiro
80/100 – 21NHS MT320H
90/90 - 21 M/C 54S
Pneu Traseiro
100/100 – 18NHS MT320H
120/80 - 18 M/C 62S

Dimensões
CRF 230F
Tornado
Comprimento total
2.059 mm (2,06 m)
2.147 mm (2,15 m)
Largura total
812 mm (81,2 cm)
845 mm (84,5 cm)
Altura total
1.190 mm (1,19 m)
1.203 mm (1,20 m)
Distância entre eixos
1.372 mm (1,37 m)
1.427 mm (1,43 m)
Distância mínima do solo
305 mm (30,5 cm)
281 mm (28,1 cm)
Altura do assento
872 mm (87,2 cm)
--

Capacidades
CRF 230F
Tornado
Tanque de Combustível
7 litros
11,5 litros
Óleo do Motor
1,2 litro
1,8 litro

Sistema elétrico
CRF 230F
Tornado
Ignição
CDI (ignição por descarga capacitativa)
CDI (ignição por descarga capacitativa)
Bateria
12V / 4 Ah / selada
12V / 6 Ah / selada
Farol
35W
35W

Fonte: Site da Honda do Brasil


Análise da relação peso / potência



Para iniciarmos um análise real sobre os dados acima, vamos considerar o peso real das duas motos, já que o peso seco não considera a moto em condições de funcionamento. Para sermos mais realistas, vamos considerar as duas motos com óleo no cárter e com o tanque cheio:

 
Peso seco
 
Óleo*
 
Gasolina*
 
Peso total real
CRF 230F
107 kg
+
1,2 kg
+
7 kg
=
115,2 kg
Tornado
134 kg
+
1,8 kg
+
11,5 kg
=
147,3 kg
           
-
32,1 kg
* Para efeito de cálculo consideramos 1 litro = 1 kg

Uma informação sobressai logo de imediato: são mais de 32 kg de diferença entre as duas, em condições originais de fábrica.

Na prática, o que acontece é que a Tornado não acaba indo para a trilha com todos os seus 147,3 kg. Uma parte desse peso é retirada (piscas, espelhos retrovisores, etc) para o uso off-road. Mesmo assim, todos estes itens não chegam a representar 5 kg.


Relação peso / potência
CRF 230F
Tornado
Relação peso seco / potência
5,54 kg/cv
5,75 kg/cv
Relação peso real / potência
5,97 kg/cv
6,62 kg/cv


O que a relação peso/potência nos diz é que cada cavalo de potência do motor da Tornado precisa empurrar 6,62 kg, enquanto que a mesma força, na CRF 230F, precisa empurrar 5,97 kg. Isso quer dizer que, apesar do motor da Tornado ser mais potente que o da CRF, seu peso acaba eliminando essa suposta vantagem. Ou seja, matematicamente, a CRF 230F tem um desempenho sensivelmente melhor.

Supondo que fosse possível "depenar" a Tornado ao ponto de deixá-la com a mesma relação peso/potência da CRF 203F, ainda haveria uma diferença na relação do câmbio das duas motos, já que a coroa da Tornado favorece velocidade final e a da CRF favorece a arrancada.

Como podemos ver, na prática, para poder haver uma comparação mais justa é preciso comparar uma CRF 230F original com uma Tornado preparada. Mas aí vem a pergunta: e que tal preparar a CRF? =)







. 120 comentários:
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

resumindo:
tornado eh feita pra rua e a CRF eh feita pra terra
=)

diegoo, em 22 / 10 /2007, 20:12:42

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

concordo com o diego, tornado eh pra rua, se ker uma moto pra off road compre a crf, no estou desmerecendo a tornado, eh uma otima moto, ja andei em muitas, mas o peso dela e a largura atrapalham muito.

jones, em 22 / 10 /2007, 21:19:35

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

E muita diverensa na ciclstica entre as motos, peso, largura so os principais pontos que favorecem a CRF a ter um exelente desempenho no off-road!!!!!

Tiago, em 31 / 10 /2007, 11:07:11

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Tenho as duas motos. Realmente a diferena enorme entre ambas, pois, a Tornado muito mais confortvel, porm a CRF tem um desempenho muito maior. A prova disso, o estado fsico do piloto ao final de uma trilha.
Valendo salientar que antes de comprar a CRF, minha Tornado estava toda preparada!
A CRF est aprovada! A prova disso o resultado do 8o Rally das Serras. Fui campeo no Enduro de Regularidade do Rally das Serras (Mossor/Martins/RN), categoria Novatos, de CRF 230!!! Eu recomendo!

carlosqueiroz, em 31 / 10 /2007, 12:30:17

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CRF 230 excelente moto para iniciar no mundo off road

cdp2x, em 04 / 11 /2007, 09:49:54

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

tenho uma suzuki rmx 250, mas assim mesmo comprei uma crf 230 , o resultado disso que ; depois que eu fiz a primeira trilha de crf, a RMX est venda .

jade, em 21 / 11 /2007, 23:08:01

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A CRF no aguanda trilhas pesadas, essa informao foi passada pelo atendimento ao cliente da honda, tive problemas na embreagem e me informaram isso. Se for participar de enduros tranquilo, mais trilhas pesadas soh importada!

guma, em 27 / 11 /2007, 16:22:23

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

guma,

"CRFzinha" aguenta qualquer coisa tratando-se de trilha ou enduro! Problemas com embreagem geralmente so de origem de m pilotagem, e acabam sendo apresentados em trilhas muito travadas que exigem trabalho demais junto a embreagem.

Mas uma CRF230F faz qualquer trilha que eu conheo! Nunca deixei de fazer NENHUMA. Obs: Minha regio montanhosa!

theo, em 06 / 12 /2007, 03:25:53

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

eu ca minha crf 230 acompanho crf 250 na pista de motocross,apesar q o cara fica na frente mas nao eh aquela diferena absurda
e nas trilhazinhas travadas e cheia de arvores eu acompanho tranquilo esse mesmo cara de 250 e uma ktm 450
a crf eh muito boa

decarli, em 19 / 12 /2007, 12:08:07

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Ja andei de tornado preparada, lander preparada, falcon prepara, dt200r preparada... nehuma se compara a CFR.. a bichinha violenta... fao trilhas em minha cidade, e relao custo beneficio, leveza, e desempenho ela da Show... quem no andou, vale a pena conferir!!

Pepe, em 28 / 12 /2007, 12:31:37

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Troquei uma RMX por uma CRF230 para fazer trilha, estou totalmente satisfeito.

henrique, em 02 / 02 /2008, 15:20:23

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Abandonei as trilhas por quase 15 anos. Voltei no incio de 2007 com uns 12 kg a mais aps ter comprado minha CRF. Foi uma supresa total, pois a moto boa demais. E olha que as trilhas da nossa regio no tem nada de estrado!!! Valeu a pena!!!

ev9bh, em 07 / 02 /2008, 20:49:43

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

heheh ,, CRF e issu ai.....a bixinha e xou e se der uma preparada na suspensao e kit 270 ai me filho especial passa vergonha...

elmo, em 13 / 03 /2008, 14:33:57

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

andei de tornado 2 anos, e agora de estou de crf nem se compara , a crf guanha em tudo, infelismente a tornado nao e para trilha, agente e que e teimoso

portuga, em 13 / 03 /2008, 18:22:01

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Comecei a fazer trilhas de XR200, nossa que luta, e depois de uno ano, agora final de JAN/2008, comprei a CRF230, nossa melhorei 100% nas trilhas, tenho dominio total da moto, e para superar os obstaculos de subidas com grandes pedras fazendo degraus, tenho mais facilidade.

cesar02, em 23 / 03 /2008, 13:39:53

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

ando em trilhas pezadas aqui no amazonas, em terrenos alagados e de muita lama e a crf nunca me deixou na mo passo por cima dos obstaculos com muita facilidade, a moto e show para trilhas na floresta.

carlos, em 24 / 03 /2008, 08:50:10

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

ol pessoal, ja faz uns 8 anos que pratico off-road, gosto bastante de trilha porem as vezes treino um pouco em pistas de motocross pois gosto dos saltos, ja tive diversas motos, desde agrale, xt 225, xr 200, tornado, dt200, rmx250, falcon, xt600, kx250, kdx200,kdx220. comprei em fevereiro minha crf, foi por acaso na vespera do carnaval, fiquei surpreso com o desempenho da moto, nao a mais forte mas a moto corresponde com as espectativas, fiz uma trilha mista deu 190 km foms de limeira -sp ate patrimonio, atravessamos rios com mais de 70cm de profundidade, barros, pedras, montanhas com pedras, trilhas muito fechadas, barrancos longos e muito inclinados com pouco espaco de aceleracao, e vou dizer gostei muito da motoandei muito bem com ela original, a unica coisa que fiz ate agora foi trocar o guidao e prolongador de mesa. nao sou profissional em motocros mas faco saltos com ela com mais de 3 metros de altura e 15 metros de distancia e nao deu fin de cusro ate agora, faco uma aterrissagem suave, ela tem uma boa estabilidade. gostei muito. vou mexer um pouco no motor. suspensao vou deixar original.

thibeccari, em 02 / 04 /2008, 01:42:39

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


por favor vcs podem me responder se eu posso usar a minha crf no meu dia a dia?
ir pra faculdade?
essas coisas
pq se nao puder vo trocar por uma tornado!
agradeco a atencao!
respondam por favor!


Guilherme3, em 10 / 04 /2008, 21:36:50

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Cara amigo Guilherme ,
lgico que vc no pode ir faculdade com a sua CRF 230 ,pois ela nopode ser emplacada pois no possui renavan . A menos que vc queira se tornar um motococlista ilegal .
Abraos
Sergio Neves

Srgio, em 11 / 04 /2008, 18:49:33

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o guilherme quando voce comprou ninguem te avisou que essa moto nao emplaca?voce comprou sem saber?ta de brincadeira?

mello, em 15 / 04 /2008, 14:12:39

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

comprei a crf230 sabado passado e fiz um raxa com uma tornado e a crf saiu na frente e manteve .

josney, em 28 / 04 /2008, 21:28:30

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Acabo de sair da tornado pra uma crf230, realmente no final da trilha vc sai outro, a crf dentro da trilha uma maravilha, agora a tornado tamb uma excelente moto, qto a questo de peso vs potencia essa regra so se aplica dentro da trilha pois se pegar um pel de alta a crf num pega a tornado no, a menos q a crf tenha kit

Rafo, em 05 / 08 /2008, 13:57:42

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Pra trilha a CRF A moto mas no meu caso a CRf 230 pro veloterra tem q se obrigar a fusar no motor mas mesmo asim nos mexendo no motor eu tenho q inrola a mao e dobra super bem pra anda na frente de tornado aqui na minha regiao as tornado Sao de 390 pra sima mas tem uma q ta loko fas tempo q nos batemo guidon o loko ta com um kit 422cc anda bem pista com reta foda 1

Marchezan, em 23 / 10 /2008, 17:59:15

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comprei minha crf ha uns 4 messes , ela e muito boa pra kem
inicia no mundo do motocross , possui leveza ,facil pilotagem o piloto tem absoluto
controle dessa pequena moto mas gigante nas pistas
eu recomendo a honda crf 230-f

hugoleonardo, em 14 / 11 /2008, 10:43:43

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VOLTEI A FAZER TRILHAS A APROXIMADAMENTE UM MES. FIQUEI PARADO 2 ANOS, EU TINHA UMA KDX 220, DT 200, DT 200R, E WR, MAS NENHUMA DELAS SE , COMPARA A CRF 230 EM TERMO DE TRILHAS FECHADAS, ESTOU MUITO SATISFEITO PELA TROCA, A MOTOK NAO DEIXA NADA A DESEJAR!!! ABRAOS A TODOS. GALERA ALGUEM AI TROCA SUA CRF 230 F POR UMA IMPORTADA???

GLEITONSILVA, em 12 / 02 /2009, 15:54:20

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AI TURMA!!!A CFR NAO BOA APENAS PARA QUEM INICIA NO MOTOCROS MAS TBEM PRA QUEM JA PRATICANTE, BOM ISTO MINHA OPINIO!! UM ABRAOS A A TODOS, EU NAO MUDO DE MOTO.

GLEITONSILVA, em 14 / 02 /2009, 09:44:54

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CRF a moto, o resto querem um dia chegar l.

Aroldo, em 07 / 03 /2009, 19:28:18

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Bom Dia,
Comprei minha CRF 230 agora em 26/03/09, sem nunca ter andado em uma, eu j tinha andado de Tornado, Lander, DR 400, DT 180 e tudo mais, me arrependo de no ter comprado a CRF antes rssss, a moto demias, para mim s perde para as importadas, mas em se tratando das nacionais insupervel.
Um Abrao a Todos.

DeThomazo, em 04 / 04 /2009, 09:00:21

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Comprei minha Tornado em out/2004 e fiz dela uma moto mix.... ou seja andava no dia a dia da semana com ela emplacada na cidade e no fim de semana a depenava e instalava os pneus pra terra. Uma excelente moto no uso urbano mas no to no uso off, pois voltava das trilhas quebrado, com muita dor nos braos e pernas, sem falar no pescoo que travava. Foi ento que em out/2007 adquiri a CRF230 (minha melhor compra at o momento) e passei a voltar das trilhas de sbado pronto pra brincar na pista de cross no domingo de manh, ou seja, volto inteiro, sem dores e querendo mais. Como diz o nosso amigo diegoo:
" resumindo:
tornado eh feita pra rua e a CRF eh feita pra terra".

Rei.nardo, em 22 / 04 /2009, 15:57:29

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Tenho uma crf230 08, e vou te contar, a bichinha anda na frente de muitas imprtadas pererecas e verdade, no final da trilha estamos muito mais inteiros.

ZLuiz, em 06 / 06 /2009, 22:34:14

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a crf a melhor moto off road nacional!!! e vejam este video no youtube crf c230 vs kx 250 ve a crf fritando a monster !!!!

abrao galera!!!

inuzera, em 09 / 07 /2009, 01:37:35

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Compreia a minha CRF a 1(ms)... Nunca tinha andado numa moto de cross, j tive XL e uma Falcon... Sempre tive vontade de ter uma moto de trilha!!!! Quando andei na moto (CRF) parecia que eu j praticava off road a uns 10 anos!!!! Moto muito gostosa e fcil de pilotar!!!!!!!!Temos o controle mesmo das aes da Moto!!! Isso faz a gente querer mais e mais... At chegar o limite dela... que no pequeno!!!!

CODAOCRF, em 20 / 07 /2009, 21:12:57

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

estou pensando em adquirir uma CRF mas estou na dvida se compro 0KM por consorcio ou se compro uma usada ???? Oque seria melhor??? e por quanto eu encontro uma CRF 230 06/07 ....

charlles, em 05 / 08 /2009, 18:32:21

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Charlles,
Compre nova, seja no consorcio, financiada ou a vista mas compre nova. dificil saber o estado das usadas.
Mas se optar por uma usada, boa sorte.

Luiz-Hort, em 05 / 08 /2009, 18:47:07

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uma moto muito boa, mais ainda acho que ela leva lavantagem na tornado em algumas regioes e desvantagens em outras,falto pra crf 230 uma suspensao dianteira melhor,msm modificada nao tem conforto da tornado a vantagem esta no peso e nas trilhas travadas

viniciusviana, em 11 / 08 /2009, 19:56:08

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comprei uma crf 230 a alguns dias e ja estou arrependido!!! me arrependo de nao ter comprando antes!!! a moto muito boa e quem fala mal pq ainda nao tem uma!!

marcosmassena, em 14 / 08 /2009, 12:32:12

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comprei recentemente a CRF230 para substituir a Tornado que eu tinha. Respeito muito o desempenho da Tornado, mas eu ficava muito cansado no final da trilha. Com a CRF foi muito mais facil e divertido o off-road. Recomendado para iniciantes como eu que comecei com uma XR200 e depois passei pra Tornado. Me arrependi e comprei a CRF. Agora sim fiquei satisfeito com o desempenho.

rafaelcaroal, em 26 / 08 /2009, 17:45:27

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comecei a andar com uma xtz 125 ai ganhei uma cr 125 importada mas a policia me pegou com xtz ai meu pai vendeu as minhas duas motos durante 9 messes fiquei sem nem uma quando finalmente convenci ela a me dar uma moto eu nao podia escolher e ele me deu uma tornado olha realmente ela mata o piloto no cansao. a moto que eu quero e mais pra frente irei adquiris sera a crf 230 ja andei na de um primo adorei pelo peo e diribilidade nao uso mas recomendo crf 230 e quero uma rsrs abrao

edudu93, em 12 / 09 /2009, 07:57:31

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pois e turmao doido eu andei muito poco de tornado mas sempre achei um makuinaum principalmente no velocross. original e xoxa mal acelera corta mas com pouco dinheiro da pra prepara e anda forte akui camarada meu tinha uma preparada kit 290 mais cdi servitec viro o bixo meu mudo a moto da agua po vinho e o piloto tinha porte para a moto era complicado anda junto .minha crf e fuada a te onde pude nao consigo anda junto no velo nem tem como pega nas reta akuilo joga pedra terra toco de pal..igual uma importada a minha so fais poeira mas no meu caso anda contra as 230 ja anda pareio pq os doido tbm saum tudo fuado as vezes com equipamentos melhores pneu motor etc mas nao a grande desvantagem na cat 230 mas estou loko de feliz por ter a crf basica .acho que vai da pessoa condiao financeira e tals eu se pudece tinha as 2 sao grandes motos uma pelos ilimitaoes do motor a otra pelo peso e baixo custo ate na farmacia tem pea-)

gevecross, em 18 / 09 /2009, 16:15:49

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CRF melhor moto nacional para trilhas sem comparao estou mto feliz com a minha !!

Luko, em 27 / 12 /2009, 22:46:40

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Luko, falasse tudo!! Moto nacional como a 230, ainda no inventaram nada melhor para a prtica trilhas, se algum acha ela fraca ou algo do genero s bombar ela e pronto!! Aqui no sul os caras que esto na ponta do campeonato de ENDURO, tem CRF230 e fazem em menor tempo que as especiais...

cleber.crf, em 24 / 03 /2010, 20:15:30

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a tornado uma otima moto para as trilhas mais em compesaao bem mais pesada do que a crf 230 falo por experiencia propria abraos

Bruno Silva, em 15 / 04 /2010, 14:10:17

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a crf 230 foi feita para ser jogada aonde voce quiser ja a tornado muito pesada e nao respeita seus comandos

Bruno Silva, em 27 / 04 /2010, 20:13:36

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porra a tornado foi feita pra rua e a crf 230 pro barro entendeu


Bruno Silva, em 10 / 05 /2010, 13:59:02

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eu tenho uma tornado preparada pra trilha e uma crf 230, a tornado uma tima moto, mas a crf muito melhor por causa de seu peso e largura.

pedroforte, em 07 / 07 /2010, 18:23:34

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minha nossa ate que enfim comprei uma crf ja dois anos andando numa xr 200 preparada com tudo da 230, mas nem se compara com a crf , pois ela bem mais alta ena otenho problemas com parte eletrica, e subo tudo de 3 marcha a xr era de 1.

pedropains, em 12 / 07 /2010, 18:31:59

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CRF 230 uma boa opo para quem esta COMEANDO, leve e rpida e pequena.
Tive uma CRF230 2008 e fiquei muito decepcionado quando tive que fazer o motor dela, biela! s com o virabrequim junto. Pisto! s trocando o cilindro, no tem retifica.
Voltei correndo pra minha tornado, como diz o cara a, encontra-se peas em qualquer lugar.
Nos enduro de regularidade da minha regio, estou sempre deixando as CRF230 pra trs.

tandder, em 18 / 07 /2010, 23:36:16

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tandder vc apenas nao teve sorte com sua crf ou nao cuidou bem dela...em relaao a deixar pra tras e questao do kit que tem em cada uma e o piloto... crf preparada show !!!

iacoino, em 19 / 07 /2010, 20:27:54

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esse playba ae deve se moh ria.. encosta essa importada do meu lado na trilha fechada q se leva pau.. kkk

portu#94, em 26 / 07 /2010, 20:08:01

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Concordo com vc portu#94, aposto que o piloto que deve ser a m... poe a x do lado, qero ver se vc eh tao bom assim.. hehe! (leve na esportiva, comentrio sem ofensas).

H#199, em 26 / 07 /2010, 22:02:24

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cara se vc qu compara uma crf 250x com alguma coisa compara com uma WR ou uma KTM ou alguma otra importada agora com uma crf 230 nao n........e otra vc mesmo o primeiro cara que eu vejo que nao gosto da crf 230....

fabio.marinho, em 26 / 07 /2010, 22:42:57

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tornado fika no chinelo pra crf 230 a magrela anda bem e eh mais ligeira quem for comprar PELO AMOR DE DEUS COMPREM CRF 230F BEM MELHOR QUE A TORNADO 250 abraos

Bruno Silva, em 28 / 07 /2010, 08:48:19

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ja andei de tornado,e a minha era com suspencao a ar e mtor 290,mas mesmo assim a crf ganha e muito no quesito PESO,tente tirar uma tornado de uma cava e depois uma crf...a diferena monstruosa.

courel, em 26 / 08 /2010, 11:01:15

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nao desmerecendo a tornado pois ja tive uma preparada mais a crf mais leve,apesar de ter 20cc amonos ke a tornado ela tem a mesma fora e dependendo do terreno ela anda bem mais do ke a tornado
vlw
abraos.

#CAXORRIN#, em 22 / 09 /2010, 16:24:43

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Fiz trilha de Tornado por muitos anos , se ela cair em cima de voc , um abrao !! muito difcil de tirar de cima ..
A Crf muito leve , show de moto , pode cair em cima da gente que tiramos sozinhos ..rsrsrs

ericrf, em 01 / 10 /2010, 14:31:09

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tudo depende do piloto , pq tenho amigos q dao um show de tornado,depende do peso do cara pessoas mto pesadas s dao melhor c a tornado, mas para mim a moto do momento e a crf 230.

Romulo22, em 09 / 10 /2010, 08:16:15

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Pra fazer trilha de Tornado ou Lader tem que ser macho!!!! Mocinha no aguenta!!!

mwerdt, em 14 / 10 /2010, 09:23:56

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na falta, a Tornado serve.. rsrs

joseluiz, em 04 / 02 /2011, 10:32:21

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Nosso amigo a disse que tem que ser macho pra fazer trilha de Tornado? Hehehee
J fiz por muito tempo, hj no mais de Tornado. No me considerava macho por isso e sim muito burro. Moto fraca e pesada! Apelido aqui na minha regio da Tornado geladeira!
CRF pode ser fraca, mas bemmm mais leve.
J que est usando essas compraraes, macho fazer trilha de CR 250 2 tempos, moto leve e sem educao.

Abs

TKW, em 04 / 02 /2011, 14:41:01

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Tornado aqui na minha regio chamada de bigorna. Ela to boa que a Honda parou de fabric-la, t virando pea de museu.

Scorpionspoa, em 04 / 02 /2011, 17:54:15

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Olha na minha opiniao a tornado uma moto excelente!!! um trator, mas para trilha o cara tem que ter um preparo fisico muito bom, eu nao aguentei ...rsrs troquei por uma CRF230 e a bichinha fina D+ estou muito satisfeito, chego da trilha disposto ainda com energia.

Gustavo_Gordin, em 28 / 03 /2011, 12:13:53

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Bigorna t fora, aqui em Santos Dumont-MG s CRF 230.

RogerioMendon, em 29 / 03 /2011, 20:09:20

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quem usa tornado pra fazer trilha, pcisa realmente conhecer a CRF 230... motinha boa...Experimenta ai;;;;

ricardokaronni, em 05 / 04 /2011, 15:08:52

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tornado a moto.
principalmente porque se preparada direitinha , faz tudo que a crf faz e a grandiosa vantagem, mais muita mesmo, posso rodar com a placa sem medo de ser preso.
vou chegar mais cansado , mais vou conseguir chegar claro.

marlon.rodri, em 30 / 04 /2011, 23:14:38

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entre com as duas em um atoleiro. daqueles que cria um vaco na rada, quem vc acha que se sai melhor.... sem duvida que a 230.

diegomendes, em 11 / 05 /2011, 22:12:38

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rsrsrs seu for colocar placa na moto pra andar nas tilhas aqui, vai falta aluminio no mercado de latina, kkkk

jarles, em 11 / 05 /2011, 23:08:01

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Um tornado preparada anda junto com a CRF sim, porem voc no consiguira ficar o dia todo segurando uma tornado pesada! a diferena essa

andreptu, em 28 / 05 /2011, 09:23:38

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po voces ficam falando que quem anda de tornado e maxo e outros ja falam que macho anda de 230, mas uma coisa eu falo com toda certeza, machooo e quem anda de DT180 e consegue completa o percurso, aaiii sim meu fii, pra quem consegue eu pago pauu ! kkkk abrao a todos

PedroSenna, em 28 / 05 /2011, 13:19:56

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Quando falamos que uma moto melhor que a outra no podemos nunca nos esquecer do uma moto antiga foi no passado, eu j tive crf, j tive tornado de rua e hoje ando de tornado preparada, sou de luminrias(sul de minas gerais) e corro no campeonato sulmineiro de enduro de regularidade considerados por muito uns dos mais dificeis do Brasil, foi nesse campeonato que se despontou para o Brasil pilotos como Dario Julio e Guilherme Marchetti.Ento vamos ao que interessa, a crf melhor que a tornado em praticamentes todos os quesitos, mais peca em outros, por exemplo, o tanque muito pequeno pra certas competies, por exemplo rally(apesar de ela no ser muito indicada pra isso) e enduro de regulariade onde a maioria das provas tem mais de 120 km, todas as provas tem haver neutro para reabastecimento, e outra coisa ela muito "gastadeira"por serd e pouca cilindrada(a minha nunca passo de 19 por litro), as suspenes so muito ruins tb, mais ela leve e agil, coisa que a tornado realmente no , mais pra subir morro de alta e degraus a tornado infinitamente melhor, e outra coisa, a tornado com preparaes vai ficar sempre mais leve, enquanto a crf vai sempre mais pesada do que o original(ela sai limpa), a tornado tem histria, tem bagagem, j foi vrias vezes campe brasileira de regulariade e rally, j foi campe do dakar etc, no uma moto ruim mais sim ultrapassada, eu ando em uma, prefiro a crf, mais no fico pra trs de nenhuma, pq a moto no anda sozinha, um abrao a todos e valeu pela pacincia.

juantriero, em 17 / 06 /2011, 12:46:56

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CRF 230 MELHOR MOTO NACIONAL


willamylima, em 18 / 06 /2011, 08:25:49

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Crf 230 a moto nacional mais adequada para trilha. Tornado boa? Digo que sim, ela , mas depende de quem t pilotando. Se voc tiver acima de 90 kg e for alto(acima de 1,85m), fica dificil para Crf 230. Neste caso a Tornado vai bem. Pronto.

deividleste, em 15 / 07 /2011, 10:55:24

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Tornado uma moto de rua adaptada para trilha - CRF230 uma moto desenvolvida para trilha. Simples de entender qual a melhor opo para trilha, j tive Tornado durante 6 anos na trilha (na poca a melhor opo) e hoje estou com uma CRF 230 a 8 meses....8 meses de muita felicidade...No me arrependo por nada em ter feito a troca de Tornado para CRF230.

Iacovino165, em 09 / 08 /2011, 16:10:17

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Tornado pra quem sabe pilotar e CRF 230 para novatos.

eder007, em 17 / 08 /2011, 16:29:36

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Que a CRF facilita pra novatos, isso fato, por no ser pesada como uma geladeira entre outras coisas...
Agora falar que tornado pra quem sabe pilotar piada n? Huahuahuahuahuahaua

TKW, em 17 / 08 /2011, 19:43:49

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tornado so tem motor, mais nada, crf moto ofroad, tornado se eu no me engano e pra rua n!

PedroSenna, em 17 / 08 /2011, 20:13:04

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tornado pra e pernudo e cara pesado k ta comesando ,kem piloto anda de crf 230 ou d importada

#CAXORRIN#, em 17 / 08 /2011, 20:56:32

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Bom vamos comear do comeo,,, alguns anos atraz tinhamos as unicas opoes:

DTs, XL 250, ai apareceu a xr200 e ai a tornado, todas de rua, e adaptamos todas pra off road, umas quebram de mais, e outras que sao pesadas de mais, e outras que sao fraquinhas de mais,
Bom alguem finalmente viu que com o aumento do nosso esporte resolveu fazer uma motoca (crf230) para nos, que realmente para off road com um preo acessivel,,, Talvez nao seja a moto dos sonhos como uma importada, mais pra quem nao tinha nada, ela melhor do que as que sitei ai do passado nao tao distante,,, Melhor para iniciantes, para veteranos, para o bolso,,,
Falei bobagem ???????

jarles, em 18 / 08 /2011, 00:37:41

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Pessoal, a tornado pra mim foi uma moto muito boa,mas na minha ultima trilha dia 24/07 fui descer um morro, descontrolei a dianteira e fui pro cho,amigos,essa moto caiu em cima de mim,se eu tivesse ido s tava ferrado.S vendi ela por causa do PESO,agora comprei a crf e vou fazer a primeira trilha dia 27/08.Detalhe,desloquei o ombro na queda...

kfubira, em 26 / 08 /2011, 15:16:06

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quem ja andou de tornado na trilha e depois pegou uma crf como eu paree que a crf e uma bicicleta de baixo de vc

leokuntze, em 29 / 09 /2011, 18:55:15

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meu me ajudem, to comecando agora no mundo das trilhas e to numa duvida cruelll entre tornado e crf230 devido a meu peso e altura, tenho 1.90 e 100 kg e nao sei se a crf230 aguenta levar de boa confortavelmente, pois acho q a tornado por ser maior cairia melhor, mas minha vontade msm eh a crf230 porem nao quero q pareca bicicleta!

Vulliano, em 19 / 10 /2011, 02:14:57

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"Vulliano,ambas so motos timas mas pelo seu tamanho e peso melhor a Tornado,quando subir um morro mais inclinado com a crf ela vai levantar muito fcil e no vai ficar legal esteticamente falando!!!

kfubira, em 20 / 10 /2011, 16:04:37

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amigo tive todas as motos que pude para fazer trilha inclusive comprei uma tornado e fiz 5800 km so no barro porem inventei de andar em uma crf cara nao exite outra coisa melhor eu tenho tamanho e teu peso so fiz suspensao race tec em todas as que ja tive entao velho tu quer compra a torando compra mas e bem ligeiro tu vai comprar a crf a tornado parece uma veraneio perto da crf e quando ela atola tu vai chamar a mae heheheh sem falar que p tu se desfazer dela vai ser um parto o mundo hoje e da crf

pereira, em 02 / 11 /2011, 20:32:57

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Eu gosto mais da Tornado na pista, mas so mais a CRF na trilha (H)

Jackson_MX_259, em 21 / 11 /2011, 16:52:21

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no adianta tem uns cara que teima em fica fazendo trilha com esses landauzo s sofrimento

paulohmatias, em 09 / 12 /2011, 15:46:45

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vulliano,no sei se vc ja comprou a moto mais larga mo de tornado,eu tenho 1,85mt 100kg e minha crf 230 vai normal s vc colocar um pinho 12 e um cdi titan 99 q at sobra motor

paulohmatias, em 09 / 12 /2011, 15:57:12

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cara a crf uma moto muito boa msm eu tinha uma xtz e um dia andei em uma crf ,nao deu duas semanas p mim vende a xtz e compra uma crf pra mim e nao vendo ela de jeito nenhum!

Parize#147, em 25 / 01 /2012, 21:21:35

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Meus caros quanto s comparaes com relao a peso/potncia entre a CRF230 e Tornado estamos esquecendo de uma pea muito importante PILOTO, ou a moto controle remoto? Quando colocamos um piloto de 70kg numa CRF230 e o mesmo peso numa tornado a os 4CV a mais da Tornado contam muito. CRF230 com piloto 9,6kg/CV e Tornado 9,3kg/CV e se o peso aumentar a CRF230 fica com ainda mais desvantagem. Se vcs quiserem comparar a 230 com a Tornado blz, agora com CRF250/450, RMX250, DRZ400 e outras especiais verdadeiras motos de motocross/enduro, meus caros vcs esto colocando a 230 num patamar muito mas muito mais elevado da posio que ela ocupa: Motor 230CC, refrigerao a ar e uma suspenso convencional com mseros 19,3CV (isso XR200 melhorada), gostaria de saber o que ela tem de diferente de outras nacionais (nada). E c entre ns, gostaria de ver a CRF tirando um pega com DT200 (interia com YPVS funcionando) a vcs iro ver o que andar. O motor 2T a melhor coisa que j inventaram para diverso. Alis tenho hoje uma RM250 e j tive tambm uma KX500 2T. No troco por CRF230 nenhuma, alis tenho uma pra passear no stio, nada mais.

Fraction, em 17 / 02 /2012, 23:33:28

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Me desculpem por querer dar a minha opinio , mas creio que o Fraction , est redondamente enganado em algumas coisas .
Relao peso-potencia , nunca vai levar em conta o peso do piloto. As 230 tem 19,3 hp e um peso seco de 107kg , e com a Tornado-moto falecida no mercado e fora de linha , tem aproximadamente 30 kg a mais , e somente 4 hp a mais. Se as 230 so limitadas para trilha , como todo ns sabemos , as Tornados - motos de rua adaptadas para trilha so muito mais limitadas .
Comparar as 230 com qualquer outra importada uma imensa covardia , e dizer que as DT - verdadeiras peas de museu , de suspenso inexistente , freios idem , so o que verdadeiramente saberamos o que andar , mostra que o colega no imagina o que uma suspenso acertada . Uma moto com suspenso feita ao gosto do pilotos muita coisa melhor em trilhas do que qualquer motor bravo , ou beberro como os da falecida DT .
No foi minha intenso criar qualquer tipo de polemica , mas somente expressar minha opinio , ok
Abraos
Sergio Neves

Srgio, em 18 / 02 /2012, 21:31:39

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Concordo com o amigo Srgio. J passei por Agrale 27.5, DT180, DT200R e agora com a CRF 230F. Posso dizer que a DT200 era boa p corre na rua, mas na trilha eu prefiria a DT180. A Agrale mais forte que a DT200. Tem mais torque, mas um pouco menos de final. E a CRF230F a moto p trilha. Eu gosto muito das 2t, mas hoje no volto p elas. Muita mecanica e tu nunca vai tranquilo sabendo q vai voltar. E das importadas no vamos falar, pois outro nvel. S no intendi a do Fraction, vir falar mal de CRF230 num site exclusivo p elas. A CRF230 a Top Nacional e pronto!

Marquinhos14, em 18 / 02 /2012, 23:07:52

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Amigos deixe eu me explicar melhor. Primeiro no estou falando mau da CFR230 e seim colocando a mesma no lugar dela, uma moto convencional sem nada de especial. Segundo os meus comentrios em relao s especiais porque tem muitos participantes falando que ela melhor que RMX, que j andei junto com KTM450 que ela melhor que KDX e por a vai, basta ler os comentrios. Meus amigos para algum preferir a CRF230 a essas motos, s tenho uma coisa a dizer: gosto no se discute apenas se classifica, esses caras tem mau gosto. Seria mais ou menos assim: cara eu tinha uma CBR 1000RR Fireblade comprei uma Kasinski Comet GT650R e depois disso no quero mais a CBR. Pra n? Eu s comparei a CRF230 com DT200 para dizer o seguinte pra esses que acha que CRF230 anda junto com especiais que no precisa muito para dar pau numa CRF230, basta uma DT200. bvio que a CRF230 de conjunto melhor. Quanto comparao com a Tornado, acho que no se compara, so motos para fins diferentes: uma de enduro e outra Dual Purpose. O interessante que o autor dessa matria ainda quer fazer uma comparao com a Tornado toda original, inclusive relao. Se for assim vamos colcocar a CRF230 no asfalto com pneu biscoito e relao oroginal e comparar com a Tornado com pneu de asfalto e relao original. No tem comparao, cada moto para o seu fim. Agora o que no d para fazer falar que a CRF230 ter um resultado melhor pois a relao peso potncia de uma X e de outra Y. Se tivermos a inteno de colocarmos a CRF230 numa vitrine para ser observada a sim olha a relao peso/potncia essa. Agora se colocarmos ela para o propsito final que ser de fazer trilha ou enduro, no tem como, o resultado final moto mais piloto e a a Tornado ganha. Diga que ela melhor pois tem ergonomia melhor para esse fim, ou porque mais leve e a ir desgastar menos o piloto, etc, mas no relao peso/potncia pois isso no vantagem pelos motivos j apresentados. Agora ou que me deixa indignado como brasileiro agente se contentar com to pouco e sermos poucos exigentes a ponto de alguns participantes desse forum afirmarem que preferem CRF230 a motos especiais. Para encerrar vamos ver como pagamos caro por to pouco, acessem honda.com e vero que a CRFX250 l fora custa em torno de R$12500 e a CRF230 aqui no Brasil R$11300. E quanto a CRF ser a top nacional, Marquinhos vc est enganado, as melhores motos nacionais para enduro a RMX250 (observe a placa do ano de fabricao de uma RMX que ver escrito produzido na Zona Franca de Manaus, ou seja, nacional) e acesse o site tokens.com.br e ver que existe uma moto produzida no brasil com motor de CRFX450 com 45CV, 120kg de peso, suspenso ajustvel e por um preo de R$15800 zero km.

Fraction, em 19 / 02 /2012, 00:39:44

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A propsito Marquinhos, moto voltar funcionando para casa uma questo de cuidado e manuteno e no se a moto 2T ou 4T. Quanto s vantagens e desvantagens de uma em relao outra depende do perfil de cada um. As 4T ter vantagens mas tambm desvantagens e vice-versa.

Fraction, em 19 / 02 /2012, 00:41:38

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Fraction, motor 2t no tem durabilidade de motor 4t e por isso as nacionais sempre tiveram este problema. No pode negar que vc tem mais manuteno numa moto 2t que numa 4t. Pras trilhas aqui da regio, motor 2t s importado vejo andar ainda, o resto se arrasta. A RMX250 nacional que eu saiba foi vendida at 2002, portanto no top hoje. J conhecia a Tokens, ela tem motor importado da china com algumas peas japonesas que a tokens mudou. As suspenses so de Taiwan, plasticos Europeus e por ai vai. Esto montando ela aqui, mas copia da especial CRFX. Concordo com vc nos preos praticados no Brasil. Mas vc comprou ela sabendo de tudo isso, e depois quer dizer que o brasileiro pouco exigente. Pra empresa, se esta vendendo pq agradou. E se no vender mais, vo deixar novamente o mercado brasileiro sem nenhuma opo de moto offroad nacional. E quanto ao pessoal aqui falando que acompanha importada e tals, pq os das especiais so uns brao duro. No da nem p levar em considerao. Cada um tem sua opinio e todos aqui querem a melhor moto que sua realidade alcana. Abrao!

Marquinhos14, em 19 / 02 /2012, 13:08:58

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concordo em partes com o fraction. tem gente falando que da pau em importada com a 230, entao pega uma importada e vai da uma volta pra ve se nao o piloto (se nao conseguir andar melhor com a importada do que com a 230 pq n sabe andar) 230 uma motinha pra brincar.. pega uma coisa mais fortes ela nao vai (motor fraquinho, suspensao horrivel, freio traseiro nao tem, e por ai vai) eu ainda acho a 230 cara (o cara paga 12 mil numa 0km e ainda tem que gastar uma paulada em motor e suspensao pra ela ficar MAIS OU MENOS) por favor eim... se nesse pais nao tivesse tanto imposto estariamos comprando importada por 18 mil 0km

PEXEgui, em 20 / 02 /2012, 02:14:11

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e outra, pra quem fala que motor 2t nao aguenta como os 4t mentira (claro, se comparar um motor de wr 450 com um motor de agrale 27.5 ai sim) agora pega uma exc 300 2t ... tem durabilidade igual a um motor 4t ... as coisas mudaram muito

PEXEgui, em 20 / 02 /2012, 02:15:44

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PEXEgui concordo em gnero, nmero e grau contigo. Tem muita gente comprando CRF por R$11000 ou 12000 e gasta mais a metade disso em equipamentos e preparaes para dar uma melhoradinha na CRF230 e mesmo assim fica muito distante de uma gringa. Acho a CRF230 uma moto tima para INICIANTES. Se o cara quiser parar por a beleza, mas se ele quiser evoluir ou se ele j atingiu o limte da moto o que no difcil, da ele tem que ir para uma importada. Acho que gastar em preparaes em motos nacionais dinheiro jogado fora. Com R$18000 se acha muita importada inteira semi-nova e que vai trazer muito mais satisfao na brincadeira que uma CRF230. Quanto a durabilidade, o que esto fazendo com as 4T novas contruir motores muito no limte para ficarem leves e potentes e usando materiais carssimos como titnio, por exemplo, o que encarece muito a manuteno dessas motos. Vai olhar o manual de manuteno dessas, a vida das peas so contadas em horas como de uma 2T e tem muito mais peas a serem trocadas. Sou um defensor dos motores 2T quando o uso para lazer, motores muito leves, potentes, onde so empregados materiais simples como ao e alumnio de mecncia extremamente simples que o prprio piloto pode fazer em casa.

Fraction, em 20 / 02 /2012, 23:21:47

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PEXEgui, olha o comentrio que coloquei no tpico PREPARAO MOTOR e me diga o que acha.

Fraction, em 20 / 02 /2012, 23:24:27

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cara, concordo mais uma vez .. embora ainda prefira andar com motores 4t. estou a 4 anos com uma 230 e ja estorei o limite dela. a moto nao da mais pra mim ... pequena, motor fraco, suspensao horrivel, freios ruins. porm dependo do meu pai, e ele ainda tem em mente que moto importada estraga facil -.-

PEXEgui, em 21 / 02 /2012, 16:38:17

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depois vou criar um topico falando sobre uma experiencia minha com uma wr 450

PEXEgui, em 21 / 02 /2012, 16:43:52

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Cara eu j passei dessa fase de depender do pai, mas d graas a Deus que vc tem um pai que tem condies de proporcionar um esporte como esse pra vc. Esporte motorizado muito caro e est longe das condies da populao brasileira de uma maneira geral. Quanto durabilidade bvio que uma moto nacional dura muito mais pois a potncia baixa para a cilindrada empregada. Exemplo: Tornado 250CC 23CV e especiais 250CC 4T gera em torno de 40CV. O que vc pode fazer para ter uma durabilidade maior comprar motos com cilindrada alta. Se for 4T uma 450CC ou maior ou se for 2T uma 250CC ou 300CC. Motor maior agente acelera menos e consequentemente o motor dura mais. Vc disse que prefere 4T, nada contra so timas mquinas, mas se um dia acontecer de uma travar o motor, meu amigo seu pai vai reclamar muito. Um amigo teve isso numa YZF450 e gastou, segundo ele, em torno de R$7000. Agora se vc quiser uma tima relao custo benefcio o que eu te aconselharia uma RM250 2T. Uma moto nacional, muito forte, de manuteno muito barata e fcil. Acesse a internet e veja preo de Kit de pisto e biela, jogo de juntas e rolamentos e rententores de virabrequim e uma dica o rolamento da RM250 2T, assim como da KX250 2T e CR 250 2T e, se no me engano, tambm da YZ250 2T o mesmo do rolamento de virabrequim da CG125. O rolamento o 63/28 C3. Voc vais gastar em torno de R$20 em cada rolamento numa casa de rolamentos. Uma outra dica quanto a pastilha de freio dianteira da RM, o mesmo da NX 150 que, se no me engano, tgambm a mesma da XR200 e Tornado.

Fraction, em 21 / 02 /2012, 20:19:26

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Marquinhos leia a reportagem do link abaixo e tire suas concluses. Esse link fala de carros, mas acredito que isso se estende a motos e a outros produtos, pois, os produtos so diferentes, mas o povo em questo o mesmo. Alis os impostos so altos no Brasil pois ns tambm aceitamos.
http://noticias.r7.com/carros/noticias/por-que-o-carro-no-brasil-e-tao-caro-saiba-que-a-culpa-tambem-e-sua-20110218.html


Fraction, em 21 / 02 /2012, 21:01:51

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Fraction, no discordo de vc. O Brasileiro aceita td q o governo faz com ele. Mas eu digo que tanto vc, quanto eu, pagamos caro na CRF pq n tem escolha. Ou paga ou no tem CRF. Se a soluo p baixarem o preo da CRF ou qlqr outra moto.. no aceita-la por esse preo e esperar q baixe. Sinto mt mas tu vai ficar a p. A realidade esta amigo. Eu comprei a minha com 2 anos de uso pq n queria pagar 11 mil numa zero. Pois vi as mudanas que precisava fazer nela. E como sou mecnico, gastei apenas com peas. A minha realidade de hj andar numa moto nacional, com um bom torke, com freio traseiro a disco e suspa invertida. E ela no me custa 10 mil. Tenho outras prioridades e no momento a minha CRF230 me serve mt bem. Abrao!

Marquinhos14, em 22 / 02 /2012, 00:09:28

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fraction, na verdade eu fao trilhas ... pra minha tocada uma yz250 2t muito forte, alm de o combustivel nao dar pra longas distancias. aprecio muito as motos 2t (queria muito ter uma yz250 pra andar em pistas) porm pra minha modalidade melhor 4t

PEXEgui, em 22 / 02 /2012, 00:19:47

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e outra, se souber andar e ficar atento aos sinais que a moto da, nao tranca. manuteno preventiva tudo. no maximo um jogo de valvulas por ano e nao passar de 4 anos com a mesma moto. tenho muitos amigos que tem moto importada 4t e nunca precisaram fazer nada, s pelo fato de saberem andar (no caso, tem gente que compra importada e fica dando pau em trilha, ai sim ela abre as pernas) e fazerem manutenao. o cara tem que ter noo que tem que cuidar, nao pode deixar ferver e nem economizar em peas. tem muita gente que esta sempre comprando peas mais baratas de qualidade inferior e acaba saindo mais caro ainda!

PEXEgui, em 22 / 02 /2012, 00:24:02

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tambm concordo em partes com o marquinhos. infelismente o brasil s da valor ao futebol. futebol aki, futebol la e foda-se o mundo off road. Quem no tem muitas condioes nao tem choro, ou isso ou nada. estou pensando seriamente em parar de andar de crf 230 (parar de me encomodar) e esperar eu terminar a faculdade e ter condioes de comprar uma importada! (mesmo assim, infelismente, estarei contribuindo pra porcaria do brasil, uma vez que terei que pagar absurdos impostos para ter uma moto de verdade)

PEXEgui, em 22 / 02 /2012, 00:27:20

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PEXEgui, ja pensou em uma 2t de enduro, como por exemplo gas gas, ktm exc ou husaberg te ? uma moto foorte, que foi projetada para o enduro (ao contrario da crf x, wr, etc), e que tem um tanque de combustivel com uma autonomia maior que outras.
E sobre as 4t serem melhor em trilhas mito ( em enduro extremes, a maior parte das motos 2T), mas tambem tem a questao do piloto e seu estilo de pilotagem!

LeonardoNunes, em 23 / 02 /2012, 23:55:31

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A estamos falando de mquina, hein Leonardo? J me disseram que motos japonesas de enduro so simplesmente motos de motocross adaptadas. Quer uma moto verdadeiramente de enduro, so as europias, essas que vc citou. Relao custo befefcio ficaria com a GAS GAS. Me disseram que as GAS GAS possuem muitas peas de Honda. Husaberg um maquino, mas eu tenho medo quanto s peas e na hora de vender vc casar com a moto. PEXEgui, isso a cara primeiro a escola. Mas dentro de seu foco eu no pararia de andar, eu continuaria com a CRF230 e quando terminasse a facu e descolasse um trampo, trocaria a moto. Quanto a ser 4T ou 2T muito do perfil de cada um. Eu talvez prefira mquinas 2T, pois minha primeira moto com 14 anos em 1987 foi uma CR250 2T modelo 1982 com. A moto era a lcool, pedal de partida do lado esquerdo e relao do lado diretio. Dcada de 80 e 90 mquina para lazer era 2T. Da me apaixonei. Amo essas mquinas, pena que est caindo em desuso. Ainda bem que os europeus ainda fabricam. como eu disse anteriormente 4T tem suas vantagens e desvantagens assim como 2T. Eu prefiro 2T, mas como eu j disse e o Leonardo tambm, vai do perfil de cada um.

Fraction, em 24 / 02 /2012, 00:40:10

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, todo mundo sabe que moto europeia muito melhor .. nao tem choro, nao adianta comparar uma crf x com uma excf da ktm ...europeia bem melhor . mas e se quebra uma pea? manutenao muito mais cara. isso nao quer dizer que as japonesas deixam a desejar ... aqui pra minha regiao eu prefiro 4t, nao adianta. 2t iria sofrer muito aqui. muito liso, muito barro, ou muito seco (sempre nos extremos, nunca um meio termo). mas como ja falei, 2t nao deixa de ser maquinao. quem me dera ter uma exc 300

PEXEgui, em 24 / 02 /2012, 01:39:56

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Agora que fui ver que vc de caxias, eu sou de passo fundo e temos nossas trilhas de pedras aqui tbm, as 2t atuais nao tem aquela falta de motor em rotaes baixas como antigamente, ja experimentei uma huqvarna wr 250 2002 (acho eu) e uma gas gas 250 2011 e a diferena gritante, a baixa da gas gas 2t nao perde muito pra uma crf x, tanto que me apaxonei na gas gas e a minha chegas daqui 2 semanas.
Mas como Fraction disse cada tipo de motor tem suas vantagens e desvantagens!

LeonardoNunes, em 24 / 02 /2012, 20:25:35

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grado das duas a crf vale mais aena pq mais leve e a tornado mais barata


joseneto198, em 30 / 03 /2012, 19:25:18

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A Tornado uma bigorna. J tive duas e quanto lanaram a CRF 230 fui correndo comprar. J estou na minha terceira 230 (peguei uma zero semana passada) e no me arrependo. A bom da CRF 230 que ela leve, tem um bom torque, bom valor de revenda e a manuteno dela uma piada de to barato.

Scorpionspoa, em 30 / 11 /2012, 13:21:39

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A bigornado foda mesmo muito pesada, mas tem tambem a tonelander que parece um landau na trilha onde passa afunda o cho de pesada que

miguel151, em 30 / 11 /2012, 15:40:18

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Meus caros
A tornado um sof confortvel e com um torque fantstico
A crf 230 uma cadeira de madeira com uma potncia bizarra
Entre as duas? Fico com a CRF. kkkk


killandio, em 22 / 07 /2013, 19:40:40

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Concordo com vc amigo..


jhonathan, em 09 / 08 /2013, 23:27:48

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

230 motinha de criana.. tornado um trator!!

Zaraba, em 10 / 08 /2013, 01:00:51

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Esse Zaraba com certeza nunca andou em uma 230...

Lucas Maroca, em 10 / 08 /2013, 02:19:39

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Rapz CRF Uma Maquina cara, cada uma tem suas vantagens em relao a outra ja possui tornado e agora possuo uma crf todas duas sao maquinas de verdade. Participei de competies com a tornado realmente um trator e a crf um veneno! nao penso em trocar minha crf em uma tornado de geito nenhum ! CRF230f Na via!

Sueldo, em 10 / 08 /2013, 08:03:43

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CRF230 uma bicicleta com motor!! uma motinha pequena.. pereo um gafanhoto em cima dela..kkkk

Zaraba, em 11 / 08 /2013, 22:57:34

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CRF 230 uma moto "especial" entre as nacionais, no tem o que reclamar da moto, mas sem desmerecer a tornado, a tornado possui uma tocada violenta, mas entre essas 20cc que ela possui a mais do que a crf, ela perde na relao de peso, para trilhas, a crf melhor sim do que a tornado, pela relao Peso x Potncia, enfim, as duas motos so timas, mas a tornado, o cara tem que ter mais perna e brao.

Lucas Pauli, em 12 / 08 /2013, 09:15:19

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kk eu tambem fico igual um grilo em cima da CRF ,o bom que tem o dominio na trilha

GabrielDF, em 14 / 08 /2013, 09:38:10

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J eu pareo uma criancinha montado numa 230, com meus 1,65m hahahaha

DMECG, em 16 / 08 /2013, 10:50:48

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