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HOME    ÁREA TÉCNICA    FAÇA VOCÊ MESMO    COMO FAZER UM CABEÇOTE DECENTE PARA UM OHC


Como fazer um cabeçote decente para um OHC


Autor: trocatapa em 01 / 06 /2011


O segredo de aumento de potência de um motor está no cabeçote. Diâmetro de cilindro, colocar um comando, carburador... todo mundo sabe. Fazer um cabeçote decente, é pros master..rsrsrs..... mas acho q conhecimento deve ser compartilhado... eu xeroco livro, compro dvd pirata...entaum naum é justo morrer sem falar como faz. Vamos lá:



comprando os itens necessários

você vai precisar de:

- dois retentores de válvulas da strada originais;

- um cabeçote da strada (sedes novas, molas novas - tudo original - menos as valvulas pq essas naum saum a que vamos utilizar);

- Válvula de adm e a válv de escape da Sundown STX Motard;

- kit A srada 68mm da valflex;

- comando 296º da dablio (o bom é que ele já vem com os rolamentos e é barato);

- massa para modelar (isso mesmo, de criança), bastante;

- pistão com o topo mais baixo (caso seja necessário no squeezing);

Clique para ampliar começando a trabalhar o cabeçote

Primeiro, vc tira as válvulas originais, as molas, tudo. Depois, vai num torneiro que tenha aquelas três lixas de furadeira para alargar os dutos e as 3 facetas q encostam nas válvulas. Depois arranca na lixa de furadeira tudo q tá no caminho do ar (as pontinhas das sedes até o talo e as rebarbas internas)assenta as válvulas, poe os retentores, as molas, e talz, aí estará pronta a primeira fase, q é o cabeçote em si.
Clique para ampliar fazendo o squeezing

Isso ninguém ensina. Porém, algum dia, alguém dá uma maozinha né? então vamo lá:

monta a parte de cima com o comando e tudo, com o comando q vc tiver. mas. antes de fechar, coloca a massinha na câmara de combustão (tadá);

fecha tudo e dá umas voltas no magneto pras valvulas morderem a massinha lá dentro (as voltas são beeeem devagar, bem devagar Seu Creisson);

depois abra e veja o quanto as válvulas afundaram a massinha e se sobra 1,5mm entre a borda inferior da valvule e o pistão.

Pronto, vc aprendeu a fazer o squeezing.

OBS: se a medida der menos, vai nas boca (desmanches) de nave batida (CBR, R1, ZX...) e fala com os mecânicos se eles teriam um pistão 67mm pino 15 com o topo mais baixo q o da CRF. Aí sim, monta tudo de novo, poe a massinha e vamo lá. Até vc conseguir a medida ok? Ah, se precisar abrir, já compra os anéis RIK, mas tem q ser o de cartelinha, q é melhor ok?
Clique para ampliar Ligando esse trem

Fechou, deu tudo certo...agora vem o mais difícil: ponteira boa, carburador de Twister, motoplat, bobina do estator enrolada mais forte, vela de iridium, cachimbo sem resistencia, aí sim...sua moto vai ficar um animal. Vc vai andar numa CRF original e vai achar um lixo.
Eu naum sabia q iria fazer um tutorial sobre isso

Me desculpem, eu naum sabia que iria compartilhar essas coisas, aí eu só tenho as fotos do cabeçote pronto. Nas duas primeiras, dá pra ver que foram comidas as sedes e aumentado o caminho do ar (aonde dá). Só naum deu pra mostrar o alargamento, e logo no começo dos dutos, tem umas rebarbinhas de aluminio. Pode comer com a furadeira. Abraços a todos. Espero ter ajudado.







. 15 comentários:
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Parabéns pelo post meu amigo! Esta muito bem explicado e será de grande utilidade para os membros do nosso site.
Um grande abraço!

pablopaixao
, em 29 / 09 /2011, 11:12:32


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squeezing aqui é mais conhecido como squish ...

é feito na borda da camera de combustão no angulo de 15° com 0.5mm de largura.

e a função principal é concentrar a queima de combustivel no centro do pistão ..


leov8
, em 01 / 10 /2011, 21:23:50


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Amigo valeu pelas dicas !

Mas ainda sim eh melhor escolher e pagar para quem sabe fazer e não correr o risco de matar literalmente o cabeçote.

abraço

RafaelRP
, em 03 / 10 /2011, 19:28:50


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Na pampa? Na pick-up da Ford?

Não endendi o que vc escreveu...

TKW
, em 04 / 12 /2011, 08:21:47


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qual a diferença da valvula da estrada pra da stx?

samuelpeixe
, em 04 / 12 /2011, 23:07:10


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Pois é, gostaria de saber a diferença da válvula da strada pra da sundown pois comprei e vi um diferença muuuuito pequena... ainda não montei

matheuslaranjo
, em 20 / 12 /2011, 17:43:02


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Pra vc entender melhor a diferença das valvulas, primeiro da uma lida em mecanica dos fluxos... resumindo....o diametro a quarta potencia equivale ao fluxo....entao 29,5 é muito mais fluxo q 28...ok?

trocatapa
, em 01 / 04 /2012, 17:39:56


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A, a finalidade do squeezing ou squish aki é ver se a valvula vai ficar muito proxima do pistao em algum momento do ciclo, pois quando esquenta, dilata. Entao, dependendo do pistao q a galera coloca,eles sao mais altos pra dar mais compressao. Tem q ver se o conjunto vai ficar funcional. Pistao mais alto é um problema q vc pode resolver aumentando o sulco de admissao. Pra aumentar o sulco de admissao é simples, vc precisa ter uma fresa. prende o pistao na morsa da fresa, e aumenta o sulco com uma valvula velha na furadeira (faça dentes na borda da valvula com um arco de serra).

Falou

trocatapa
, em 01 / 04 /2012, 17:50:11


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PARABENS PELA INICIATIVA AMIGO MTO PRESTATIVO VC ...ABRIGADO ..

ALEXMOTOS
, em 09 / 04 /2012, 20:03:11


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gostei da ideia, so achei meio complicado de faser, tinha ki ter mas fotos, quando tiver mas vc posta ai Trocatapa...!!!

kavalera142
, em 02 / 11 /2012, 14:10:27


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um bom mecânico não terá muitas dificuldades para fazer.

PAKITO
, em 29 / 03 /2013, 19:30:56


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que comando poderia ser colocado no lugar desse dablio??
Qual sua duraçao e o seu lift ??


RafaelEdu
, em 26 / 07 /2013, 19:54:12


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Coloca o Force Cam´s e seja feliz.

Ganso
, em 27 / 07 /2013, 08:26:51


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acho que vai ser esse mesmo valeu a dica ae Ganso

RafaelEdu
, em 27 / 07 /2013, 20:22:52


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no caso, voce mencionou a ignição motoplat... mas é a mesma usada nos karts?? como seria a instalação??? nesse caso não teria farol nem carregaria a bateria neh?

rmarson
, em 14 / 01 /2014, 09:59:28


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