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Freio a disco Traseiro da Falcon


Autor: Djonathan em 19 / 02 /2010


Todo mundo se pergunta por que a CRF230 não sai de fábrica com freio a disco traseiro. Enquanto a Honda não decide facilitar nossa vida, nós mesmos resolvemos esta questão. De maneira fácil podemos instalar o freio a disco da falcon. Fica como se fosse original, sem "gambiarras". Muito melhor do que os Kits vendidos no mercado e mais barato.



Clique para ampliar Arrumando o Freio a Disco Traseiro da Falcon.

Primeiramente é necessário adquirir a Balança completa da Falcon, tomando todas as cautelas para se comprar de fornecedores idôneos e com procedência. Claro que também podem ser as peças individualmente.
Coloquei a balança completa da falcon pois só não aproveitaremos a balança propriamente dita, pois não cabe no eixo da balança original, os raios e o aro, que é de ferro e tamanho 17, sendo que utilizaremos o original da CRF que é de alumínio e tamanho 18.
Clique para ampliar Preparando para a instalação da Roda.

Inicialmente basta substituir o aro da roda da falcon pelo aro e raios da própria CRF230. OBSERVE QUE OS RAIOS SÃO OS DA PRÓPRIA CRF.
Depois, será necessário esmerilhar um pouco o encaixe do espelho do cubo para a roda encaixar na balança da CRF. Pronto! A roda já está no lugar. E melhor, sem gambiarras.
VERIFQUEM AS FOTOS DO LOCAL ONDE ESMERILHAR MAIS ABAIXO.
Clique para ampliar Instalando o Burrinho de Freio.

Visando manter a originalidade da moto, basta fazer uma pequena chapa parafusada diretamente nos parafusos do quadro da moto conforme na foto.
Troque o pedal do freio da CRF230 pelo o da Falcon.
Depois é só parafusar o burrinho do freio na chapa de maneira que encaixe no pedal.
O PEDAL SE ENCAIXA NO MESMO LOCAL DO ANTIGO, SEM QUALQUER ADAPTAÇÃO.
Clique para ampliar Instalando o Reservatório do Fluído do Freio.

Basta colocar qualquer reservatório de freio de moto.
Fixei o meu do lado esquerdo da moto preso em um pequeno suporte (chapinha de ferro em "L") no mesmo parafuso de sustentação do motor, conforme a foto.
Clique para ampliar Instalando o Flexível do Freio.

Agora é só colocar o Flexível da Falcon fixando-o na pinça do freio e no burrinho.
Coloque um ligando o reservátorio até o burrinho.
Utilize o lugar de fixação da mola do freio original para colocar uma pequena chapinha para uma melhor fixação do flexível na balança, conforme a foto.
Clique para ampliar Finalizando com Fluído Dot-4

Para finalizar a instalação, basta completar o sistema com fluído DOT-4 e fazer a devida sangria até que o comece a pegar o freio.
Pronto! Agora é só diversão!
Custo estimado: R$ 800,00.
Clique para ampliar Onde Esmerilhar

Visando esclarecer melhor o local de onde esmerilhar, segue a foto dos locais indicados.
Clique para ampliar Mais uma foto do local a ser esmerilhado

Sigam atentamente a recomendação, pois uma vez esmerilhado não tem volta.
Clique para ampliar Uma vez esmerilhado o frei deve de encaixar na flange da balança.

Veja depois de esmerilhar se o encaixe entra na flange da balança com perfeição.
Clique para ampliar Coroa Tornado

Corrigindo a informação anterior, a coroa a ser utilizada é a da tornado de 49 dentes. Se encaixa perfeitamente no cubo da falcon.







. 102 comentários:
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otimo
quando gastar o freio da minha vou botar um desses

LeonardoNunes
, em 21 / 02 /2010, 21:15:00


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cara fico 100% e o melhor totalmente honda nada de coisas de outras marcas gostei mesmo fico irado abraço

flavinho
, em 21 / 02 /2010, 23:02:00


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Muito bom!

williamrocha
, em 22 / 02 /2010, 07:25:03


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Jonathan,
SHOW DE BOLA.
Continuo com dúvida em relação à fixação da pinça na balança. Você falou que não fez solda aluminio e sim uma flange. Correto?
Abraço,
Marcão Rolha-pró(blema)


Marcão
, em 22 / 02 /2010, 07:34:54


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E ai Marcão. A questão da pinça é simples. Diferente das motos mais antigas, o freio da falcon não é fixo na balança. Ele possui um suporte que vai junto do eixo de fixação da roda e se encaixa no suporte do espelho do cubo na balança. Assim, ele é só encaixado, o que o torna muito mais simples.
Abraços.

Djonathan
, em 22 / 02 /2010, 09:39:18


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parabens, muito bom. mas como assim? "nao aproveitar a balanca propriamente dita", se nao coube no eixo como vc fez. obrigado

leandro silva
, em 22 / 02 /2010, 10:26:56


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Leandro! Para não precisar ficar comprando peça por peça, é mais fácil vc comprar a balança completa da falcon com roda e tudo. Depois vc descarta a balança da falcon pois não cabe no eixo da CRF. Vc vai fazer a montagem do freio na balança original mesmo.

Djonathan
, em 22 / 02 /2010, 11:16:15


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e tudo isso sai por?

pedrocervo
, em 22 / 02 /2010, 12:05:48


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Conforme coloquei anteriormente no tutorial, gastei R$ 600,00 no jogo completo da Falcon (balança, Roda e Freio) + R$ 200,00 de mão de obra. Tudo depende do lugar que for comprado as peças e do custo de um bom mecânico caso não seja vc mesmo que vá fazer a instalação. Mas lembrem-se! Adquiram sempre peças com procedência pois o "barato" pode sair caro. Exijam Nota Fiscal.

Djonathan
, em 22 / 02 /2010, 14:15:59


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cara na minha oopinião não é preciso comprar balança nenhuma....e não precisa ser nova tbm não....eu comprei o sistema de freio mais o cubo numa sucata por 420,00 com nota fiscal de moto de leilão....apesar de usada as peças estavam muito boas.......estou adaptando em uma ttr 230 e em uma crf....em conjunto com isso estou colocando suspensões invertidas de yz 85 e yz 250 respectivamente....mas voltando ao assunto....o freio de falcon é relativamente simples de se instalar.....além de se achar peças de reparo em qualquer esquina.....mas é uma boas a ideia de compartilhar suas adapataçoes.....vlw ai galera!!!!!

Nabucodonosor
, em 23 / 02 /2010, 20:02:23


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Mas em nenhum momento falei em peça "nova", mesmo por que o valor do novo é muito alto. Em São Paulo o freio da falcon normalmente é vendido com a balança e tudo nos desmanches e ferros velhos (legais). Por este motivo aconselhei comprar completa pois é mais fácil de achar e já vem com todas as peças, depois é só descar o que não serve. Para que complicar se podemos facilitar? Agora, a suspensão mencionada pelo Nabucodonosor é uma idéia legal. Poste ai quando terminar. Abraços.

Djonathan
, em 24 / 02 /2010, 08:01:20


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Gostaria de saber se este conjunto dá também para ser instalado na Tornado.

avilosilva
, em 24 / 02 /2010, 09:35:19


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Prezado avilosilva. Já respondi na sessão adptações de sucesso. Pode sim, tenho um amigo que instalou na tornado dele. Ficou muito bom. Pelo menos ele não reclamou. Por sinal, ele é que é meu mecânico e que instalou na minha moto. Assim, entende do que faz. Pode colocar na Tornado que fica show. Abraços.

Djonathan
, em 24 / 02 /2010, 10:28:20


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Caro Djonathan. EStava mesmo procurando onde foi que fiz esta pergunta, mas não achei; por isso a fiz novamente. Agradeço muito pela sua atenção. Valeu mesmo.

avilosilva
, em 24 / 02 /2010, 11:46:46


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Bom, vamos as duvidas!

1) O conjunto cubo+sistema de freio, cabe certinho no eixo original da CRF? Só esmerilhar o espaçador e boa?
2) Os raios e aro da CRF dão certinho no cubo de falcon? Ou precisou cortar ou adaptar alguma coisa no cubo?
3) Como trava a pinça no lugar? É nesse suporte q vc falou que já vem? Aquela trava original do tambor que tem na balança original não atrapalha em nada? Ou vc esmerilhou ele fora?
4) Como fica a coroa? Parafusa com zero gambiarra no cubo de falcon?

Rush
, em 26 / 02 /2010, 15:51:06


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amigo Djonathan uma dúvida.....a raição da crf cabe no cubo da falcon ??fica faltando ou sobrando rosca na cabeça dos raios???em um outro post um cara disse que vc estava errado....que deveriamos colocar raiação de um lado tornado e deoutro dt 200? eu não sei pq não cheguei nessa etapa ainda....o que vc me diz???obrigado...

Nabucodonosor
, em 28 / 02 /2010, 18:10:19


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amigos tenho algumas fotos da suspensão começando a ser adaptada em uma ttr 230 e em uma crf...caso alguem se interesse(olha ai moderador do site!!!heheh..)posso enviar para o pessoal publicar aki....pois na minha empresa não consigo postar fotos em foruns ou sites...é bloqueado......vlw!!!!!!!!

Nabucodonosor
, em 28 / 02 /2010, 18:13:31


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Quem sabe um endereço confiavel onde posso comprar um cubo completo da Falcon? Os outros elementos do freio ja tenho...só falta o cubo! Valew!!

neyrafael
, em 01 / 03 /2010, 12:36:13


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Prezado Rush. Vamos as suas perguntas. 1) o conjunto cubbo + sistema de freio bace certinho na CRF sim. è só esmerilhar o encaixe conforme coloquei anteriormente. 2) Os raios da CRF230 dão certinho. Não sobra nem falta nada. Esta história de raio de tornado e de dt 200 é a maior furada. Não precisa nada disto. 3) a pinça se encaixa junto do suporte. Não precisa esmerilhar não. Se entrar muito justo vc pode dar uma pequena desbastada, mas normalmente não precisa. 4) No caso da coroa, não se utiliza a da crf, e sim a da própria falcon que é 49 dentes.
Abraços a todos.

Djonathan
, em 02 / 03 /2010, 09:43:47


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Será que vale a pena ???
Com R$ 800,00 você substitui a lona de freio 40 vezes..... (mais ou menos 10 anos considerando a lona a R$ 20,00)...... aqui em Bh tem lona até de R$ 11,00 . Isto sem levar em consideração as trocas de pastilhas....
A crf230 é muito boa justamente pelo custo benefício, ou seja, gastar muito na "bichinha" pode não ser a melhor alternativa !!!!
Claro que freio a disco é melhor, mas será mesmo indispensável ????

cantidiol
, em 02 / 03 /2010, 10:08:39


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muito bom seu tutorial eu tenho esse sistema de freio que coloquei em minha 230 em 2007 acho que fui o primeiro a colocar o da falcon e ate hoje nem completar fluido so troquei de pastilha passei muitas dicas ai no forum sobre como colocar este freio na 230 o seu ficou idêntico ao meu, muito bom tem que compartilhar com os companheiros mesmo....boa coisa que voçê fez para ajudar a muitos que tinha duvida..continui pois tem muita coisa ainda que voçê possa ajudar a outras pessoas..valeuu.

DENIS
, em 02 / 03 /2010, 10:30:58


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Sabemos que a CRF230 é uma excelente moto por si só. Não há dúvidas que o sistema de freio original (lona) é funcional, mas para quem já ficou na mão sem freio no meio de uma trilha sabe a falta que faz um freio a disco. Por mais que se troque regularmente a lona, existem dias em que o barro e a água prejudicam seu funcionamento. As tradicionais apertadinhas na borboleta de ajuste tornam-se mais constantes até que o freio já era. Com o freio a disco isto não acontece. Desde que vc verifique as pastilhas antes de sair, o freio é constante durante a trilha. Para quem quer segurança e desempenho a relação custo x benefício é fundamental, assim, acaba valendo a pena o gasto com um bom sistema de freio. Afinal, moto não é só acelerar, tem que parar também!!!!!!

Djonathan
, em 02 / 03 /2010, 11:21:40


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Valeu Denis. O tutorial foi criado para compartilhar uma idéia e auxiliar outros felizes proprietários de crf230 a desenvolver sistemas que melhorem suas máquinas conforme a tocada de cada um. Em sendo uma idéia, claro que podem existir outras formas e maneiras de se colocar em prática tal teoria, fica a critério de cada um. De qualquer forma, compartilhar experiências é uma forma de expressar nosso contentamento com algo que fizemos e que sentimos satisfação de ter dado certo. Sempre existe o pessoal do contra para criticar, o que é normal, mas é sempre bem vindo elogios construtivos que reforçam a satisfação de uma idéia bem sucedida. Abraços.

Djonathan
, em 02 / 03 /2010, 11:29:43


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Pessoal,
em momento algum postei um comentário com a intenção de avaliar negativamente a iniciativa. Só quiz alertar sobre gastos que "podem" ser incompatíveis com a proposta da moto. Uma boa manutenção (limpeza, troca de lona, etc) no sistema original de freio pode evitar problemas, mesmo porque freio a disco também pode deixar o piloto na mão. Como coloquei anteriormente, com certeza, a eficiência do freio a disco é maior, mas na minha opinião, nada que justifique a troca (considerando custo X benefício). Mas como já comentaram por aqui: fica a critério de cada um.

cantidiol
, em 02 / 03 /2010, 11:56:38


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cantidiol,

concordo com você cara, entendi completamente sua posição a respeito, e serviu pra muitas pessoas refletirem realmente sobre isso.... sem dúvida o freio a disco é melhor, mas eu fico com você... meu freio a lona nunca me deixou na mão, sempre matenho ela limpa, com todas as manutenções em dia justamente para evitar esse tipo de situação. passo em rios, lamas atoleiros e quando preciso parar ela SEMPRE para da maneira que eu espero!!!
dessa forma a moto realmente é relação de custo x benefício, e nesse ponto não sei se colocaria!!! na minha moto!!!

abraços!

guimorais
, em 02 / 03 /2010, 17:19:04


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amigos a questão de ter uma moto preparada conta muito tbm.......ta bom que freio de lona é bom ..é sim....mas que uma moto com freio a disco e suspensão invertida fica show fica...e além disso é muito funcional...a gente que não pode ter uma importada pode muito bem preparar nossa nacionalzinha ..hehehe.......vlw!!!!!!!!.

Nabucodonosor
, em 03 / 03 /2010, 19:41:56


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ai brother eu nao curti da muito trabalho e custa caro o kit que voce compra na internet nao precisa mudar a balança e custa o mesmo preço

Bruno Silva
, em 22 / 03 /2010, 13:20:20


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Grande bruno. Este aqui também não precisa mudar a balança! E tem três diferenças básicas. Primeiro: O kit instalado na moto não parece original. Segundo: A grande maioria que instalou estes kits reclama de superaquecimento. O freio da falcon bem instalado não te dá trabalho algum. Terceiro: o custo do Kit de "qualidade" é maior. Se os kits já dão problema, imagine colocar um tabajara. Pense bem nisto.

Djonathan
, em 23 / 03 /2010, 11:16:50


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Caro Djonathan,

Sua ideia é muito boa, gostaria de umas fotos mais detalhadas (se possível) para fazer uma instalação similar na minha assim que possível.

Boas trilhas ...

Allysson
, em 28 / 03 /2010, 08:05:34


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Quando mudamos o cubo não teremos problemas para colocar coroas de aluminio que tem a furação oroginal da CRF230.

Robert Theo
, em 04 / 04 /2010, 16:31:49


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Existe no mercado coroas de alumínio para a Falcon também. Para não fazer gambiarras não esqueçam, cubo da Falcon, coroa da Falcon! Assim que tiver mais fotos posto aqui. Abraços.

Djonathan
, em 05 / 04 /2010, 10:17:55


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acho que nao vale a pena por que e muito dinheiro pruma coisa que nao e preciso na moto ela pesa menos que uma cg 125 e o freio dela e muito bommmm

ederson#7
, em 05 / 04 /2010, 17:08:43


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Uma Dúvida. Da balança da Falcon é utilizado somente o cubo e as peças do freio? O aro, a raiação e a balança não são utilizados?
Obrigado desde já!

gui.grigolon
, em 07 / 04 /2010, 21:45:11


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Prezado Gui. Exatamente! O aro, a raiação e a balança não são utilizados. Vc pode comprar somente as peças que utilizará. Achei mais fácil comprar o conjunto completo pois o preço era quase o mesmo na loja que comprei. Abraços.

Djonathan
, em 09 / 04 /2010, 11:05:50


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parabens cara muito boa ideia , e ficou show de bola na crf 230 e o melhor é tudo honda nada de adatação

gustavotpasa
, em 16 / 04 /2010, 13:05:47


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pesso ajuda, comprei os acessorios da falcon pra crf mas não sei o que esmerilar me ajuda a colocar o freio a disco?

lrpe2008
, em 18 / 04 /2010, 21:46:11


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Grande Irpe2008! A colocação exige um pouco de conhecimento. Caso não entenda, acho melhor vc levar a um bom mecânico. Será necessário usar o esmeril na medida certa para não estragar a peça e jogar dinheiro fora. Abraços.

Djonathan
, em 19 / 04 /2010, 09:26:28


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"POEDE ME PASSAR UM TUTORIAL DETALHADO DE COMO COLOCAR O CUBO, ONDE ESMERILAR PORQUE COMPREI TUDO E NÃO CONSEGUI COLOCAR , MONDE ESMERILAR ETC, DESDE JA AGRADEÇO. O DISCO ESBARRA NA PARTE QUE SEGURA O FLANGE DO FREIO ORIGINAL , A ORELHINHA Da BALANÇA."


lrpe2008
, em 29 / 04 /2010, 22:46:19


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Grande Irpe, já respondi em seu e-mail. Abraços.

Djonathan
, em 30 / 04 /2010, 09:45:59


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Meu caro Djonathan,
Estou, praticamente, com as mesmas dúvidas do nosso companheiro Irpe. Se possível, me manda por e-mail essa instalação detalhada que vc passou para ele.
Valeu irmão.

Allysson
, em 08 / 05 /2010, 18:29:25


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Olá Djonathan.
Estou pensando em instalar um kit na minha também,uso atualmente um da MASTER na minha é um dos melhores atualmente utilizados,mas estou querendo retirar da minha esta dando muito problema a pinça de freio esta sempre agarrando,dando muito problema e ja me falaram aqui onde moro que o kit da Falcon é ideal,gostaria que você me informa-se onde encontro.Obrigado e parabens pelo seu trabalho.

reinaldocs
, em 11 / 05 /2010, 19:42:26


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Tenho um kit de lander/falcon na minha ttr 230 se quiserem posso postar as fotos...apesar de ser outra moto serve de base para todos amigos do site que estejam interessados em tal mudança...no aguardo......

Nabucodonosor
, em 17 / 05 /2010, 17:11:05


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Amigo, muito boa sua dica e o tutorial! Gostaria que você desse a dica de onde comprar as peças, para providenciar a compra também, valeu?


MauroBarrosJr
, em 19 / 05 /2010, 22:49:16


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Quem comprou as peças para mim foi meu mecânico, mas segundo ele, todas as peças foram compradas em uma loja chamada Pilão Moto Peças em Guainazes, se não me engano. De qualquer forma, vale pesquisar para achar os lugares mais baratos, de qualidade e com procedência. Abraços.

Djonathan
, em 21 / 05 /2010, 09:13:28


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como fica a coroa? tem que usar dá falcon ou dá CRF dá certo?

jusaccomano
, em 08 / 06 /2010, 19:39:30


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Conforme já dito antes, a coroa é a da falcon em virtude da furação da coroa da crf não corresponder. O bom é que a coroa da Falcon tem 49 dentes, uma a mais que a da crf, o que deixa a moto mais forte. Abraços.

Djonathan
, em 09 / 06 /2010, 11:29:51


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Comprei a balança completa da Falcon na Euro Motos em Ribeirão Preto-SP, que por sinal, com as peças muito conservadas...Vlr R$550,00 - se alguem quiser passo o telefone do cara...vou fazer a adaptação dp posto aki pra dizer como ficou. Valeu

EsioLeo
, em 26 / 07 /2010, 16:06:08


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Bom galera....fiz as devidas adaptações...funciona bem da forma q nosso colega postou ae mesmo neste tutorial...apenas com alguns detalhes a mais (pelo menos na minha situação) más o resultado...hummm, show de bola, e ainda coloquei disco flutuante. E o que melhor ainda....tudo peça original. Nunca usei esses kits paralelos, más fazer adaptações com peças originais e sem "gambiarra"? Vale a pena...

EsioLeo
, em 02 / 08 /2010, 09:35:39


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EsioLeo e Djonathan.. Adquiri na semana passada o kit da falcon e estava lendo os posts aqui acima.. Tb fiquei com dúvidas de qual parte do cubo esmirilhar.. Estou vendo que vcs tem muita paciência em ajudar o pessoal, então peço encarecidamente que se puderem, enviem para meu e-mail fabiotrilheiro@hotmail.com umas fotos mais detalhadas desta peça esmirilhada e mais algum detalhe que considerem importante nesta adaptação.. Parabéns pelo tutorial.. Ficou 10.. Grande abraço a todos e boas trilhas.. Fabinho..

FABIOTRILHEIRO
, em 08 / 08 /2010, 20:52:26


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Buenas Fabiotrilheiro! Fique tranquilo que vou lhe ajudar. No próxino final de semana vou ter de desmontar minha roda para trocar o pneu, então aproveito para tirar fotos mais detalhadas. Assim que tiver com isto em mãos te envio. Abraço.

Djonathan
, em 09 / 08 /2010, 09:38:10


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Ola Fabiotrilheiro, já que o Djonathan vai tirar a dele, aguardemos, fica melhor assim. Más se precisar dá um tok que terei o maior prazer em enviar as fotos pra tí. Ae Djonathan, mande o e-mail com cópia pra mim tbem, assim poderemos trocar idéias e passar pro nosso colega ae...esioleo@hotmail.com

EsioLeo
, em 09 / 08 /2010, 10:22:51


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EsioLeo e Djonatan.. Blz pessoal? Gente, assim vale a pena mesmo fazer parte de um site.. A galera tá empenhada mesmo em ajudar os outros.. Vamos aguardar as fotos então.. OUTRA DÚVIDA: Comprei o kit de freio da Falcon mas não veio as borrachas q ficam atrás do espelho (dentro do cubo).. O vendedor me disse q estavam muito gastos e por isso não enviou.. Só q agora estou me quebrando para conseguir, pq aqui no Sul (Porto Alegre) essas borrachas não consigo nem p remédio.. rsrsrs.. Se souberem onde conseguir, me avisem por favor.. Desde já, agradeço os parcerias pela ajuda.. Grande abraço p vcs e boas trilhas..

FABIOTRILHEIRO
, em 09 / 08 /2010, 10:52:32


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Vc quer dizer os amortecedores (buchas) da Coroa? Se for, tive o mesmo problema tbem. Originais: 145,00 e encontrei na concessionaria, más coloquei paralelo mesmo, o mecânico disse q aguenta bem... custou 15,00 somente. Me adiciona ae no msn...valeu

EsioLeo
, em 09 / 08 /2010, 14:05:05


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EsioLeo.. Cara, o nome dessas buchas é COXIM.. Acabei de conseguir no paralelo pois em autorizada não estou conseguindo por aqui.. Acredite pois paguei R$ 5,75.. Sim, este valor mesmo, pelos 5 coxim.. Pode até não durar muito, mas enquanto isso vou procurando por um original compreço mais acessível.. Agora estou só no aguardo das fotos para botar a mão na massa.. Vou te add no msn.. Abraço pessoal..

FABIOTRILHEIRO
, em 09 / 08 /2010, 16:28:06


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fera, muito bom o tutorial ai,,, mas se puder me mandar no email mais detalhes e fotos....agradeço... abraço

chicooo_da@hotmail.com

té mais

Chico_Lata#404
, em 09 / 08 /2010, 22:38:08


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Olá Amigos, Otimo tutorial...Parabens Djonatan ! Peço a gentileza, se alguem tiver as fotos detalhadas do Freio por favor envie para: igorbiondi@yahoo.com.br
Muito Obrigado !

Igor Biond
, em 10 / 08 /2010, 23:37:14


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Bom pessoal, é bem do jeito que nosso colega postou no tutorial, pequenas alterações podem ser feitas de acordo com o gosto de cada (por exemplo a fixação do burrinho e do reservatório assim como as raias tbem, que devem ser lixadas) más como viram o amigo Djonathan irá desmontar a dele e manda as fotos, de qq forma me adicionem no msn e poderemos trocar idéias, ok. Valeu.

EsioLeo
, em 11 / 08 /2010, 08:57:44


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Amigo, boa noite, adorei sua adaptação, estou fazendo em minha moto e estou com uma dúvida em relação ao pedal de freio. Pelo que pude observar pela foto, aquele pedal não é o da Falcon e sim da CRF230 adaptado, é isso?

Demão
, em 14 / 08 /2010, 22:49:22


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É isso ae mesmo amigo Demão, fica bem mais fácil a adaptação do pedal da CRF mesmo, é só pegar aquela chapinha q puxa o varão do freio normal e soldá-la para traz, fazendo com que ela "empurre" ao invés de puxar, se vc quiser, me passe o e-mail q mando uma foto pra tí, ficou 100%. Valeu

EsioLeo
, em 16 / 08 /2010, 09:02:33


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BLZ PESSOAL? ESIOLEO, SERÁ Q O DJONATHAN ESQUECE DE NÓS, COM RELAÇÃO AS FOTOS? SE VC TIVER FOTOS P MIM DAR UMA OLHADA, MANDA PARA MEU E-MAIL.. JÁ TE ADD NO MSN, MAS NÃO CONSEGUIMOS TC AINDA.. fabiotrilheiro@hotmail.com ABRAÇO..

FABIOTRILHEIRO
, em 16 / 08 /2010, 11:24:13


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Esioleo, boa tarde, valeu pela ajuda se vc puder me enviar as fotos do pedal de freio e se for possível me enviar como vc fixou a pinça de freio (caso não tenha soldado na balança). Meu e-mail e msn é o demis_monteiro@hotmail.com
Valeu e um grande abraço.

Demão
, em 16 / 08 /2010, 18:01:03


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Fala ae Demão e FabioTrilheiro, adicionei vcs no msn, De qq forma vou tirar as fotos, mesmo que montada e mando pra vcs. Valeu

EsioLeo
, em 17 / 08 /2010, 09:06:12


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Saudações a todos! Desculpe a demora no retorno mas estive viajando em férias. Hehehe, também sou filho de Deus. Não tive tempo de desmontar a moto ainda mas vou fazer isto neste final de semana Dai aproveito para tirar as fotos bem detalhadas. Todos que quiserem as fotos é só postar o e-mail aqui. Aos que já solicitaram receberão em breve. Fiquem tranquilos que não esqueci não. Abraços a todos.

Djonathan
, em 19 / 08 /2010, 09:32:32


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Bom dia a Todos. Já estão disponiveis as fotos que tirei neste final de semana do freio, com o local exato onde esmerilhar e do pedal de freio instalado. Quem quiser basta mandar um e-mail para: djonathandebus@hotmail.com
Gostaria de fazer uma correção no tutorial. A coroa utilizada não é a da Falcon, que possui 40 dentes. Foi utilizada a da Tornado de 49 dentes, que se encaixa perfeitamente. Peço desculpas pelo equívoco.
Quaisquer dúvidas me coloco a disposição de todos. Abraços.

Djonathan
, em 23 / 08 /2010, 10:34:00


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ALTERAÇÃO TUTORIAL!
Pessoal! Consegui acrescentar as fotos no próprio tutorial. Fiz algumas alterações também. De qualquer forma, quem ainda tiver dúvidas, pode me mandar e-mail ou postar aqui. Abraços.

Djonathan
, em 23 / 08 /2010, 10:58:09


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ola Djonathan,

quero colocar na minha crf este freio, pode me passar as fotos e detalhes de colocacao?

muito obrigado

abraco

Mauricinho
, em 06 / 09 /2010, 21:11:17


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Olá mauricinho. Mande seu e-mail para djonathandebus@hotmail.com
Abraços.

Djonathan
, em 09 / 09 /2010, 14:52:47


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Olá galera eu mesmo coloquei em minha moto não tem dificudade nenhuma desde que haja alguma noção de mecanica de moto.
minha moto ficou perfeita.
Se alguem tiver interesse em fotos manda email para toinhovieira@gmail.com

vieira76
, em 29 / 09 /2010, 19:51:15


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No caso os raios da crf da certo no cubo da falcon isso.....

Wann
, em 03 / 10 /2010, 10:41:02


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Djonathan,
a coroa original de 50 nao cabe?

Obrigado!

AndreHF81
, em 08 / 10 /2010, 16:22:13


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Os raios dão certo sim. Quanto a coroa, os furos não dão certo no cubo da falcon. É necessário colocar a coroa da tornado que cabe certinho!
Abraços.

Djonathan
, em 15 / 10 /2010, 10:50:17


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sobre os comentarios de por ou não por um freio a disco traseiro em uma CRF 230 sou a favor por,pois tinha uma tornado até 20 dias atras,agora tirei uma CRF zero modelo 2011,na segunda trilha depois de passar dentro de um rio pronto fiquei o resto da trilha sem freio parecia que estava de DT 180 (quem ja teve sabe passou em agua ou lama acabou o freio) por isso estou comprando o sistema de freio da CRF 450 só q estou precisando de algumas dicas de como fazer a flange.

marcelorita
, em 16 / 10 /2010, 11:06:35


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Parabéns Djonathan pelo tutorial, segui todos os passos e quase tudo deu certo! Pena que o pedal da Falcon não teve como adaptar na crf... tive que usar o dela mesmo, fazendo uma solda e aproveitando parte do pedal da falcon. o aro foi virado para facilitar a instalação dos raios e a coroa foi da tornado.
Obrigado pela atenção em responder meus e-mails !...
Dúvidas entrem em contato: ronanpar@hotmal.com
Abraços.

ronanpar
, em 19 / 10 /2010, 02:33:46


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Não tem de que companheiro! Precisando estamos as ordens. Abraços.

Djonathan
, em 19 / 10 /2010, 11:10:12


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Alguém sabe as dimenções deste disco??
Tenho um disco que veio com o kit Avtec que esta gastanto muito as pastilhas.
Creio que seja pelo disco ser muito "vazado" pois só não coloquei pastilhas Nissin ainda.
Todas as marcas que testei já se terminaram em 3 trilhas.
Tudo esta alinhado, só me resta trocar o disco.
Alguma luz?

Marquinhos14
, em 28 / 10 /2010, 19:32:59


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Buenas Marquinhos! Por este e por outros motivos é que não aconselho a instalação dos Kits prontos. Instalar o freio da falcon além de mais barato e ficar como original, não te incomoda em nada. Para vc ter uma idéia, minhas pastilhas já devem estar com umas 15 trilhas e ainda vão longe. Vale cada centavo do investimento. Abraços.

Djonathan
, em 29 / 10 /2010, 09:27:32


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Djonathan, comprei o kit de barbada, por isso instalei este.
To pensando em substituir o disco por um de falcon, pra ver ser resolve o problema.
Você pode me passar as medidas do disco??

Marquinhos14
, em 29 / 10 /2010, 10:43:25


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Olá Djonathan,
gostei muito desta dica, e já comprei o Kit de Freio da Falcon. Porém percebi que cubo tem uma diferença de 1 cm +/- entre as duas, você poderia enviar mais fotos de como vc instalou ? Muito legal esta dica!!!

Abração

Yoite
, em 31 / 10 /2010, 13:46:00


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Alguém pode me passar as medidas do disco da Falcon por gentileza??

Marquinhos14
, em 03 / 11 /2010, 18:51:39


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Olá Marquinhos14,

o disco da Falcon tem 22 cm de diamentro. Flw

Yoite
, em 03 / 11 /2010, 23:07:36


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Olá pessoal! Desculpe na demora da resposta mas quase não tenho entrado no site. Marquinhos, a medida é esta mesma que o Yoite postou.
Grande Yoite, me manda seu e-mail para djonathandebus@hotmail.com que te envio as fotos. Abraços.

Djonathan
, em 04 / 11 /2010, 08:56:02


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Yoite e Djonathan, obrigado!
Mas se puderem me passar também a medida interna do disco, fico agradecido.
Como disse, quero substituir o disco que veio no kit por outro..
vlw!

Marquinhos14
, em 04 / 11 /2010, 22:34:33


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Marquinhos14,
a medida interna do disco é 10,5 cm.

Blz

Yoite
, em 05 / 11 /2010, 23:02:37


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Yoite, obrigado!
Vou tentar substituir o disco pra ver se resolve o problema..
vlw!

Marquinhos14
, em 05 / 11 /2010, 23:45:49


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alguem conhece um mecanico que faca isso em juiz de fora,minas gerais? tentei paquinha,motolive e nada!

thx.jf
, em 13 / 12 /2010, 23:25:52


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Coloquei o freio na minha crf, porém com algumas alterações, não foi o Djonathan quem instalou na dele, então vai as dicas: 1 - pedal de freio não é o da tornado, o dele é o da crf cortado e soldado a aste em outra posição, não fiz isso, moldei uma chapinha sem furo ou solda pra substituir.
2- o anel de encosto do cubo lado esquerdo deve ser cortado em aproximadamente 4 mm para o conjunto do cubo + suporte da pinça entrar na balança da crf.
3- a fixação do burrinho no quadro não dá pra ter uma boa visualização na fotos acima, então na minha não fiz nenhuma furação, a fixação foi feita com uma chapa de aço inox e abraçadeiras, e usando o parafuso de fixação de escape.
caso alguem queira fotos mais de talhadas ou perguntas favor enviar e-mail para risitano@ig.com.br
Djonathan seu tutorial foi show, só me permita ajudar a turma do site através do seu tutorial.
abraços.


risitano
, em 09 / 02 /2011, 11:52:21


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Não esquente a cabeça risitano. Opiniões e sugestões são sempre bem vindas. Acho que toda ajuda é bem vinda.
Abraços.

Djonathan
, em 14 / 02 /2011, 09:57:10


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me manda as fotos ai risitano ducatedral@yahoo.com.br

Baby
, em 25 / 04 /2011, 13:47:49


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me mandem todas as fotos possiveis por favor quero tirar muitas duvidas ducatedral@yahoo.com.br

Baby
, em 25 / 04 /2011, 13:53:31


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Djonathan, primeiro parabéns pelo tutorial, fiquei na dúvida em relação a "chapa" que segura o cilindro do freio, como ou onde você fixou na moto, to tutorial o protetor do quadro esconde o serviço, consegue mandar uma foto, segue meu e-mail: cassiano.55@propelpapelaria.com.br




Cassiano#55
, em 30 / 05 /2011, 14:32:44


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fiz na minha, e o tutorial ajudou bastante.
Mas conforme o risitano comentou algumas coisas estão faltando neste tutorial.
complementando o que ele não falou, faltou apenas o detalhe de ter que esmerilhar o guia (flange que encaixa no espelho do freio) da balança.
abraços!


TiagoBalbinot
, em 22 / 08 /2011, 19:41:06


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e ai galera blz, teria como me enviar tb + fotos detalhadas de como se faz o sistema de freio (adptaçao) e se puder um esplicativo melhor do desbaste ( um passo a passo ) rs
Djonathan ou quem puder
obrigado
leo_pintucci@hotmail.com

LPNleo06
, em 05 / 09 /2011, 16:06:50


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e ai galera blz, teria como me enviar tb + fotos detalhadas de como se faz o sistema de freio (adptaçao) e se puder um esplicativo melhor do desbaste ( um passo a passo ) rs
Djonathan ou quem puder
obrigado!
email: pretosamu192@hotmail.com
OBS: com urgencia pq ja to com o sistema comprado e roda montada so falta a montagem com a parte do desbaste.

pretosamu192
, em 17 / 01 /2012, 03:07:15


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Djonathan, parabens pelo Tuto!

cara me ajuda aqui, comprei os trem da falcon, esmerilhei onde vc orientou, mais não deu certo, o disco ainda fica pegando no suporte da pinça, manda um e mail pra mim por gentilea me orientando melhor, de preferencia com fotos ok?
mais uma vez parabens pelo tuto!

israelsegundo
, em 20 / 02 /2012, 13:15:50


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Cara esse KIT DE FALCON SERVE PARA A CRF230 http://www.serjaomotopecas.com.br/loja/product.asp?store=107780template_id=6dept%5Fid=1521pf%5Fid=KIT+SISTEMA+FREIO+TRASEIRO+IMPORTADOnome=Sistema+de+Freio+Traseiro+P%2F+Adapta%E7%E3o

Lucas159
, em 27 / 03 /2012, 17:47:25


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Pessoal o freio da rm da certinho, coloquei na minha ficou show.....

neury
, em 04 / 04 /2012, 20:37:40


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Gostei da adptação, porem estou com duvidas, se puder me ajudar. A coroa é da falcon? se for, tenho que colocar a de 50 dentes? Teria foto dessa lata que segura o burrinho? nao tem que trocar o peão? fabriciojanuario@bol.com.br. Obrigado.

FABRICIO NORA
, em 10 / 05 /2012, 21:02:04


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Galera,
Vi o fórum e me empolguei tem pois já fiquei na mão com o freio de lona
Peguei uma CRF 230 2013, esta desmontada na oficina do meu amigo mecanico.
Mas estamos tomando um show do kit
Se alguém puder me ajudar e me mandar fotos e mais detalhes da instalação eu agradeceria muito
Meu email êh
Vipmotocross@hotmail.com
Parabéns pela idéia e pela ajuda de todos
Abraço
Rodrigo

Vipmotocross
, em 07 / 09 /2012, 23:16:51


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Estou com dinheiro pronto para a compra do freio da falcon.. se possivel me mandar mais fotos.. vou passar pro meu mecanico.... abraço EMAIL ( geanresendel@hotmail.com

Gean Resende
, em 11 / 01 /2013, 16:48:13


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preciso de ajuda minha toni ja tinha o kit montado quando comprei........so que precisei fazer um manuntençao......nao to achando o raio certo nessa medida .........aro 18 cubo de falcon....qual raio eu uso? o de crf 230 serve ? por favor me ajudem


leosmura
, em 05 / 02 /2013, 12:06:56


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LEOSMURA,

Instalei na minha, a raiação da crf230 original SERVE SIM!!!

Eu preferi colocar 4mm

Gean Resende
, em 14 / 02 /2013, 12:52:25


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Djonathan gostaria de saber a balança q vou fazer adaptação e a própria da CRF e qual foi a peça que vc Esmerilhar ? um abraço


IVERSONRAPHA
, em 10 / 06 /2013, 23:07:46


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