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Freio a disco Traseiro da Falcon


Autor: Djonathan em 19 / 02 /2010


Todo mundo se pergunta por que a CRF230 não sai de fábrica com freio a disco traseiro. Enquanto a Honda não decide facilitar nossa vida, nós mesmos resolvemos esta questão. De maneira fácil podemos instalar o freio a disco da falcon. Fica como se fosse original, sem "gambiarras". Muito melhor do que os Kits vendidos no mercado e mais barato.



Clique para ampliar Arrumando o Freio a Disco Traseiro da Falcon.

Primeiramente é necessário adquirir a Balança completa da Falcon, tomando todas as cautelas para se comprar de fornecedores idôneos e com procedência. Claro que também podem ser as peças individualmente.
Coloquei a balança completa da falcon pois só não aproveitaremos a balança propriamente dita, pois não cabe no eixo da balança original, os raios e o aro, que é de ferro e tamanho 17, sendo que utilizaremos o original da CRF que é de alumínio e tamanho 18.
Clique para ampliar Preparando para a instalação da Roda.

Inicialmente basta substituir o aro da roda da falcon pelo aro e raios da própria CRF230. OBSERVE QUE OS RAIOS SÃO OS DA PRÓPRIA CRF.
Depois, será necessário esmerilhar um pouco o encaixe do espelho do cubo para a roda encaixar na balança da CRF. Pronto! A roda já está no lugar. E melhor, sem gambiarras.
VERIFQUEM AS FOTOS DO LOCAL ONDE ESMERILHAR MAIS ABAIXO.
Clique para ampliar Instalando o Burrinho de Freio.

Visando manter a originalidade da moto, basta fazer uma pequena chapa parafusada diretamente nos parafusos do quadro da moto conforme na foto.
Troque o pedal do freio da CRF230 pelo o da Falcon.
Depois é só parafusar o burrinho do freio na chapa de maneira que encaixe no pedal.
O PEDAL SE ENCAIXA NO MESMO LOCAL DO ANTIGO, SEM QUALQUER ADAPTAÇÃO.
Clique para ampliar Instalando o Reservatório do Fluído do Freio.

Basta colocar qualquer reservatório de freio de moto.
Fixei o meu do lado esquerdo da moto preso em um pequeno suporte (chapinha de ferro em "L") no mesmo parafuso de sustentação do motor, conforme a foto.
Clique para ampliar Instalando o Flexível do Freio.

Agora é só colocar o Flexível da Falcon fixando-o na pinça do freio e no burrinho.
Coloque um ligando o reservátorio até o burrinho.
Utilize o lugar de fixação da mola do freio original para colocar uma pequena chapinha para uma melhor fixação do flexível na balança, conforme a foto.
Clique para ampliar Finalizando com Fluído Dot-4

Para finalizar a instalação, basta completar o sistema com fluído DOT-4 e fazer a devida sangria até que o comece a pegar o freio.
Pronto! Agora é só diversão!
Custo estimado: R$ 800,00.
Clique para ampliar Onde Esmerilhar

Visando esclarecer melhor o local de onde esmerilhar, segue a foto dos locais indicados.
Clique para ampliar Mais uma foto do local a ser esmerilhado

Sigam atentamente a recomendação, pois uma vez esmerilhado não tem volta.
Clique para ampliar Uma vez esmerilhado o frei deve de encaixar na flange da balança.

Veja depois de esmerilhar se o encaixe entra na flange da balança com perfeição.
Clique para ampliar Coroa Tornado

Corrigindo a informação anterior, a coroa a ser utilizada é a da tornado de 49 dentes. Se encaixa perfeitamente no cubo da falcon.







. 102 comentários:
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otimo
quando gastar o freio da minha vou botar um desses

LeonardoNunes
, em 21 / 02 /2010, 21:15:00


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cara fico 100% e o melhor totalmente honda nada de coisas de outras marcas gostei mesmo fico irado abraço

flavinho
, em 21 / 02 /2010, 23:02:00


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Muito bom!

williamrocha
, em 22 / 02 /2010, 07:25:03


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Jonathan,
SHOW DE BOLA.
Continuo com dúvida em relação à fixação da pinça na balança. Você falou que não fez solda aluminio e sim uma flange. Correto?
Abraço,
Marcão Rolha-pró(blema)


Marcão
, em 22 / 02 /2010, 07:34:54


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E ai Marcão. A questão da pinça é simples. Diferente das motos mais antigas, o freio da falcon não é fixo na balança. Ele possui um suporte que vai junto do eixo de fixação da roda e se encaixa no suporte do espelho do cubo na balança. Assim, ele é só encaixado, o que o torna muito mais simples.
Abraços.

Djonathan
, em 22 / 02 /2010, 09:39:18


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parabens, muito bom. mas como assim? "nao aproveitar a balanca propriamente dita", se nao coube no eixo como vc fez. obrigado

leandro silva
, em 22 / 02 /2010, 10:26:56


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Leandro! Para não precisar ficar comprando peça por peça, é mais fácil vc comprar a balança completa da falcon com roda e tudo. Depois vc descarta a balança da falcon pois não cabe no eixo da CRF. Vc vai fazer a montagem do freio na balança original mesmo.

Djonathan
, em 22 / 02 /2010, 11:16:15


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e tudo isso sai por?

pedrocervo
, em 22 / 02 /2010, 12:05:48


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Conforme coloquei anteriormente no tutorial, gastei R$ 600,00 no jogo completo da Falcon (balança, Roda e Freio) + R$ 200,00 de mão de obra. Tudo depende do lugar que for comprado as peças e do custo de um bom mecânico caso não seja vc mesmo que vá fazer a instalação. Mas lembrem-se! Adquiram sempre peças com procedência pois o "barato" pode sair caro. Exijam Nota Fiscal.

Djonathan
, em 22 / 02 /2010, 14:15:59


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cara na minha oopinião não é preciso comprar balança nenhuma....e não precisa ser nova tbm não....eu comprei o sistema de freio mais o cubo numa sucata por 420,00 com nota fiscal de moto de leilão....apesar de usada as peças estavam muito boas.......estou adaptando em uma ttr 230 e em uma crf....em conjunto com isso estou colocando suspensões invertidas de yz 85 e yz 250 respectivamente....mas voltando ao assunto....o freio de falcon é relativamente simples de se instalar.....além de se achar peças de reparo em qualquer esquina.....mas é uma boas a ideia de compartilhar suas adapataçoes.....vlw ai galera!!!!!

Nabucodonosor
, em 23 / 02 /2010, 20:02:23


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Mas em nenhum momento falei em peça "nova", mesmo por que o valor do novo é muito alto. Em São Paulo o freio da falcon normalmente é vendido com a balança e tudo nos